Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana

Autores/as

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Palabras clave:

Escola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.

Resumen

O presente texto reflete sobre os desafios da Educação Física escolar, considerando seu estatuto de disciplina no contexto de uma sociedade democrática e republicana. Afirma o entendimento de que cabe à Educação Física tematizar as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, articulando-se com o desenvolvimento curricular proposto pelos marcos legais, sem desconsiderar as nuances do contexto no qual se desenvolve e os sujeitos que com ela estão envolvidos. Não pretende produzir respostas prescritivas, mas afirmar que elas necessitam ser produzidas levando em conta as expectativas da sociedade, a especificidade da escola e a responsabilidade curricular da Educação Física enquanto disciplina.

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Biografía del autor/a

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Doutor em Educação pela Unicamp

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Publicado

2014-04-17

Cómo citar

Fensterseifer, P. E., & González, F. J. (2014). Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 33–42. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3163

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar