Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana

Authors

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Keywords:

Escola. República. Democracia. Cultura Corporal de Movimento.

Abstract

O presente texto reflete sobre os desafios da Educação Física escolar, considerando seu estatuto de disciplina no contexto de uma sociedade democrática e republicana. Afirma o entendimento de que cabe à Educação Física tematizar as diferentes manifestações da cultura corporal de movimento, articulando-se com o desenvolvimento curricular proposto pelos marcos legais, sem desconsiderar as nuances do contexto no qual se desenvolve e os sujeitos que com ela estão envolvidos. Não pretende produzir respostas prescritivas, mas afirmar que elas necessitam ser produzidas levando em conta as expectativas da sociedade, a especificidade da escola e a responsabilidade curricular da Educação Física enquanto disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Doutor em Educação pela Unicamp

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professor do Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Published

2014-04-17

How to Cite

Fensterseifer, P. E., & González, F. J. (2014). Desafios da legitimação da Educação Física na Escola Republicana. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 33–42. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/3163

Issue

Section

Dossiê Educação Física Escolar