A produção da cultura infantil no ambiente escolar: um estudo de caso

Autores/as

  • Meira Chaves Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Palabras clave:

Cultura infantil. Sociologia da infância. Ambiente escolar.

Resumen

Este trabalho discute as manifestações e produções de cultura infantil no ambiente escolar. A pesquisa em questão delimitou-se a observar uma turma de 25 crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental cuja faixa etária varia entre cinco e sete anos numa cidade ao sul do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, utilizando-se o estudo de caso como opção metodológica. Na dimensão procedimental as observações e acompanhamento por meio de diário de campo foram fundamentais para entender as sensibilidades construídas e muitas vezes não percebidas pelo trabalho docente. Por fim, constatou-se por meio dessa investigação que a criança compreendida como ser que está situado no meio histórico e social, apropria-se das coisas do mundo e em convívio com essa sociedade que produz culturas elas interagem com as mesmas que compreendemos como uma cultura mais ampla.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meira Chaves Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente na SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS e especialista em educação infantil pela UEMS.

Publicado

2013-07-05

Cómo citar

Pereira, M. C. (2013). A produção da cultura infantil no ambiente escolar: um estudo de caso. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(1), 45–58. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/1790

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo