Panorama histórico das metodologias de jogos teatrais e jogos dramáticos
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13102Keywords:
Viola Spolin. Peter Slade. Educação infantil.Abstract
O contexto lúdico que envolve a educação em artes, principalmente na linguagem teatral, trás para a criança a possibilidade de vislumbrar e vivenciar descobertas sociais e culturais híbridas, promovendo a troca de experiências e o respeito. Assim, o objetivo dessa pesquisa teórica é relatar a criação dos jogos teatrais e dos jogos dramáticos, além de discutir como estes podem ser utilizados em sala de aula para promover o ensino das metodologias de teatro, integrado com outras linguagens da Arte, a fim de experimentar e expandir diferentes possibilidades para o ensino/aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo. Para isto foi realizada uma pesquisa teórica em livros, dissertações e artigos científicos que trazem informações sobre a metodologia de Viola Spolin, Peter Slade e sobre o ensino de teatro. Como resultados conseguimos desenvolver um panorama histórico da criação dos jogos teatrais e jogos dramáticos, além de elucidarmos a sua utilização na educação infantil. A partir disso, verificamos a importância da educação integrada e participativa dos alunos, que gera oportunidades para a criança experienciar situações que possibilitam a construção de diferentes conhecimentos e de desenvolver várias habilidades, como expressão verbal, gestual, corporal, criatividade, intuição, espontaneidade e interação social.
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