A produção da cultura infantil no ambiente escolar: um estudo de caso
Palavras-chave:
Cultura infantil. Sociologia da infância. Ambiente escolar.Resumo
Este trabalho discute as manifestações e produções de cultura infantil no ambiente escolar. A pesquisa em questão delimitou-se a observar uma turma de 25 crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental cuja faixa etária varia entre cinco e sete anos numa cidade ao sul do Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, utilizando-se o estudo de caso como opção metodológica. Na dimensão procedimental as observações e acompanhamento por meio de diário de campo foram fundamentais para entender as sensibilidades construídas e muitas vezes não percebidas pelo trabalho docente. Por fim, constatou-se por meio dessa investigação que a criança compreendida como ser que está situado no meio histórico e social, apropria-se das coisas do mundo e em convívio com essa sociedade que produz culturas elas interagem com as mesmas que compreendemos como uma cultura mais ampla.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).