O estradar da gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v14iesp.1.19695

Palavras-chave:

Gestão democrática, Políticas educacionais, Educação básica

Resumo

A discussão acerca da gestão democrática é uma relação que envolve princípios determinantes no desenvolvimento e na organização da construção dos saberes e na democratização do espaço escolar. A contextualização da história da educação pública representa um pilar no processo de gestão democrática. O objetivo deste texto é compreender os conceitos de gestão democrática nos espaços escolares e seus desafios. Nesse pressuposto, podemos notar que as transformações políticas vêm interferindo na gestão e sua representação no âmbito educacional, repercutindo em modernização da gestão, que muitas vezes não representa um processo democrática.

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Biografia do Autor

Nádia Bigarella, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco, ligada a linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (Gepese) e da Rede Ibero-Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE). Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

Janine Barthimann, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), bolsista institucional e CNPq/Pibic. Mestra em Educação pela mesma instituição sendo bolsista institucional e Capes. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora efetiva, atualmente é Coordenadora de Formação Continuada, Tecnológica e Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação no município de Jaraguari-MS.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

BIGARELLA, Nádia; BARTHIMANN, Janine. O estradar da gestão democrática. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 14, n. esp.1, p. e024012, 2024. DOI: 10.30612/eduf.v14iesp.1.19695. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/19695. Acesso em: 18 mar. 2025.