Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental

Autores/as

  • Felipe Ravelly Alves de Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Cecir Barbosa de Almeida Farias Universidade Federal de Campina Grande

Palabras clave:

Inclusão digital. Tecnologia da informação e comunicação. Docência. Crianças.

Resumen

Com o grande avanço tecnológico que estamos sofrendo na atualidade, torna-se necessário a capacitação do homem para a utilização e participação deste novo modo de vida, sendo assim, a inserção da prática da docência em informática básica é de suma importância para habilitar as pessoas a empregarem este conhecimento no seu dia a dia. Este trabalho surgiu desta necessidade e teve como objetivo fomentar o ato da docência de informática básica no Ensino Fundamental II. O curso foi dividido em dois módulos: básico e avançado. O perfil do alunado foi, em sua maioria, composto por crianças advindas da zona rural e possuíam pouco contato prévio com as TIC’s (Tecnologia da Informação e comunicação). Diante disso, percebe-se a pertinência deste trabalho, uma vez que contribuiu para a divulgação de conhecimentos indispensáveis à vida dos discentes provenientes de Escola Pública.

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Biografía del autor/a

Felipe Ravelly Alves de Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Formado no Curso Técnico Integrado ao Ensino médio em Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Graduando do curso de Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, pela Universidade Federal de Campina Grande.

Cecir Barbosa de Almeida Farias, Universidade Federal de Campina Grande

É graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professora adjunto II e coordenadora de informática da Universidade Federal de Campina Grande - campus CDSA. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase nos seguintes temas: Engenharia de Software (área: Gestão de Projetos), Tecnologia na Educação, Modelagem Computacional, Bancos de Dados e Lógica aplicada à computação.

Citas

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Publicado

2016-03-01

Cómo citar

Souza, F. R. A. de, & Farias, C. B. de A. (2016). Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 3(4), 153–161. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/4093

Número

Sección

Relatos de experiência