Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental
Keywords:
Digital inclusion. Information and communication technology. Teaching. Children.Abstract
With the technological breakthrough that we are suffering at the present time, it is necessary the training of man to use and share this new way of life, therefore, the inclusion of the practice of teaching in Basic Computer is extremely important to enable people to employ this knowledge in their days. This work arose from this need and aimed to promote the act of basic computer digital inclusion in elementary school. The course was divided into two modules: basic and advanced. The student body profile was mostly composed of children coming from the countryside who had little contact with the ICT (Information and Communication Technology). Thus, we see the relevance of the work, as it contributes to the dissemination of knowledge indispensable for the life of the public came from public school.Downloads
References
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
CARVALHO, A. A. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.
COSCARELLI, C.V.; NOVAIS, A. E. Letramento Digital. In: Revista Presença Pedagógica. Vol. 18. Belo Horizonte: Dimensão, 2012.
DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2007.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP. Papirus, 2003.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP. Papirus, 2012.
OLIVEIRA, C. C. de; COSTA, J. W. da; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.
SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos; TEIXEIRA, Elizabeth Reis. Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aquisição do português escrito. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.
TEIXEIRA, A. Canabarro, MARCON, Karina (org.). Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.