Do EDUCOM ao UCA: as primeiras inciativas governamentais de fomento aos usos de tecnologias digitais na educação brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19547

Palabras clave:

Escola Pública, Tecnologias Digitais na Educação, Educação por Computadores, Centros de Informática na Educação

Resumen

Neste artigo analisamos as primeiras iniciativas governamentais de fomento aos usos de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras. Como metodologia, utilizamos o Estado da Arte, realizado a partir do levantamento bibliográfico e seletivo de artigos, livros e diferentes textos acadêmicos, bem como documentos oficiais sobre a temática em estudo. Os resultados apontam que as ações, projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal em parceria com estados e municípios entre as décadas de 1970 e 1990 não foram suficientes para criar uma cultura escolar de usos pedagógicos das referidas tecnologias.

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Biografía del autor/a

Pedro Batela Neto , UNIVÁS

UNIVÁS

Analise de Jesus da Silva , UFMG

DOCENTE DA UFMG

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

Batela Neto , P., & de Jesus da Silva , A. (2024). Do EDUCOM ao UCA: as primeiras inciativas governamentais de fomento aos usos de tecnologias digitais na educação brasileira. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 189–202. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19547

Número

Sección

Artigos