Inclusão Digital em Ambientes EaD: estratégias para reduzir o hiato tecnológico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19545

Palabras clave:

Inclusão Digital, Educação a Distância, Tecnologias Adaptativas, Acessibilidade

Resumen

Este artigo explora o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na promoção da inclusão digital em ambientes de Educação a Distância (EaD) para alunos com necessidades especiais. O objetivo é identificar as principais estratégias pedagógicas e barreiras para a implementação das TICs nesses contextos. A metodologia adota uma revisão narrativa da literatura, analisando estudos que tratam de tecnologias adaptativas, como sintetizadores de voz, plataformas de videoconferência e sistemas de gestão de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a capacitação docente e a infraestrutura tecnológica são fatores cruciais para a inclusão. Observa-se que a adoção de TICs e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) aumentam o engajamento dos alunos e contribuem para um ambiente educacional mais equitativo.

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Biografía del autor/a

Sérgio Dias de Azevedo , UFGD

UFGD

Publicado

2025-01-27 — Actualizado el 2024-12-27

Cómo citar

Dias de Azevedo , S. (2024). Inclusão Digital em Ambientes EaD: estratégias para reduzir o hiato tecnológico. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 169–177. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19545

Número

Sección

Artigos