Inclusão Digital em Ambientes EaD: estratégias para reduzir o hiato tecnológico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19545

Keywords:

Inclusão Digital, Educação a Distância, Tecnologias Adaptativas, Acessibilidade

Abstract

Este artigo explora o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na promoção da inclusão digital em ambientes de Educação a Distância (EaD) para alunos com necessidades especiais. O objetivo é identificar as principais estratégias pedagógicas e barreiras para a implementação das TICs nesses contextos. A metodologia adota uma revisão narrativa da literatura, analisando estudos que tratam de tecnologias adaptativas, como sintetizadores de voz, plataformas de videoconferência e sistemas de gestão de aprendizagem. Os resultados evidenciam que a capacitação docente e a infraestrutura tecnológica são fatores cruciais para a inclusão. Observa-se que a adoção de TICs e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) aumentam o engajamento dos alunos e contribuem para um ambiente educacional mais equitativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sérgio Dias de Azevedo , UFGD

UFGD

Published

2025-01-27 — Updated on 2024-12-27

How to Cite

Dias de Azevedo , S. (2024). Inclusão Digital em Ambientes EaD: estratégias para reduzir o hiato tecnológico. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 169–177. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19545

Issue

Section

Artigos