Ferramentas Web 2.0 para atividades em Educação a Distância utilizadas em conjunto com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Keywords:
Web 2.0. Distance Education. Tools. MoodleAbstract
: This article aims to look Web 2.0 tools with the proposed use them in activities on courses in Distance Education (DE) in online mode that adopt the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle, since these tools are popular and are used by large part of Internet in everyday life for leisure, business and other purposes. During this work, did a bibliographic research on distance learning, Web 2.0 and Moodle to provide the theoretical basis, a search on the Internet about Web 2.0 tools and exploration these, coming to the conclusion that there are several Web 2.0 tools available on the network and that they are very af‐ fordable because mostly does not need installation, enables rapid sharing, is in‐ tegrated with other tools, is easy to use and is free (some have paid versions with additional features). The results obtained in this study were the creation of the proposed use of these tools in activities for courses in distance education in conjunction with Moodle. Through them, we conclude further that it is possible and feasible to use Web 2.0 tools in distance education with Moodle, because they provide many advantages, like the development of creativity and social in‐ teraction of teachers and students, and stimulation of dynamic classes which are not limited to this AVA's possibilities, among other benefits.Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v.29, n.2, São Paulo: 2003. p. 331‐4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em:
abr. 2012.
BASSANI, P. B. S. et al. Interações em ambientes virtuais de aprendizagem: trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa na educação online. 2011. p. 2.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD – A educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p.78‐9.
MAIA, I. F. Tipos de Interação. 2003. Disponível em:
http://www.viraweb.com.br/novo_vira_inicio.asp?par_nivel1=ivan&par_nivel2=500&par_nivel3=2. Acesso em: 18 abr. 2012.
MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011. p. 4.
MATTAR, J.; VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007. p. 85.
MOODLE.ORG. Disponível em: http://moodle.org. Acesso em: 15 mar. 2012.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. 1994. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 17 abr. 2012.
NAKAMURA, R. Moodle – Como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. Farol do Forte Editora. p. 23. Disponível em: www.faroldigital.com.br/loja. Acesso em: 08 mar. 2012.
PROFESSOR TIC. Disponível em: http://www.professortic.com. Acesso em: 13 mar. 2012.
PULINO FILHO, A. R. Moodle ‐ Um sistema de gerenciamento de cursos. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília. [s.d.]. p. 5. Disponível em:
http://www4.tce.sp.gov.br/ecp/sites/default/files/manual‐completo‐moodle.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15.
SILVA, R. S. da. MOODLE para autores e tutores. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2011. p. 131‐9, 140.
TECMUNDO. 2008. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/roteador/1148‐o‐que‐e‐upload‐.htm. Acesso em: 13 mai. 2012.
____________. 2009. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/twitter/1401‐o‐que‐e‐mashup‐.htm. Acesso em: 14 mai. 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.