Ferramentas Web 2.0 para atividades em Educação a Distância utilizadas em conjunto com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Palabras clave:
Web 2.0. Educação a Distância. Ferramentas. Moodle.Resumen
Este artigo visa a buscar ferramentas Web 2.0 com a proposta de utilizá-las em atividades em cursos de Educação a Distância (EaD) na modalidade online que adotam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, já que essas ferramentas estão populares e são utilizadas por grande parte dos internautas no dia a dia para lazer, trabalho e outras finalidades. Durante o trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a EaD, a Web 2.0 e o Moodle para se obter a base teórica, uma busca na Internet por ferramentas Web 2.0 e a exploração das mesmas, chegando-se à conclusão de que existem diversas ferramentas Web 2.0 disponíveis na rede e que elas são muito acessíveis, pois a sua maioria não necessita de instalação, permite o rápido compartilhamento, é integrada a outras ferramentas, é de fácil utilização e é gratuita (algumas possuem versões pagas com funcionalidades adicionais). Os resultados obtidos neste trabalho foram a criação de propostas do uso dessas ferramentas em atividades para cursos em EaD em conjunto com o Moodle. Por meio delas, conclui-se ainda, que é possível e viável o uso de ferramentas Web 2.0 na Educação a Distância com o Moodle, pois proporcionam muitas vantagens como, o desenvolvimento da criatividade e do social de professores e alunos, e a dinamização das aulas, as quais não ficam limitadas às ferramentas que este AVA oferece, entre outros benefícios.Descargas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v.29, n.2, São Paulo: 2003. p. 331‐4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf. Acesso em:
abr. 2012.
BASSANI, P. B. S. et al. Interações em ambientes virtuais de aprendizagem: trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa na educação online. 2011. p. 2.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD – A educação a distância hoje. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p.78‐9.
MAIA, I. F. Tipos de Interação. 2003. Disponível em:
http://www.viraweb.com.br/novo_vira_inicio.asp?par_nivel1=ivan&par_nivel2=500&par_nivel3=2. Acesso em: 18 abr. 2012.
MATTAR, J. Guia de Educação a Distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011. p. 4.
MATTAR, J.; VALENTE, C. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007. p. 85.
MOODLE.ORG. Disponível em: http://moodle.org. Acesso em: 15 mar. 2012.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. 1994. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 17 abr. 2012.
NAKAMURA, R. Moodle – Como criar um curso usando a plataforma de Ensino à Distância. Farol do Forte Editora. p. 23. Disponível em: www.faroldigital.com.br/loja. Acesso em: 08 mar. 2012.
PROFESSOR TIC. Disponível em: http://www.professortic.com. Acesso em: 13 mar. 2012.
PULINO FILHO, A. R. Moodle ‐ Um sistema de gerenciamento de cursos. Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Universidade de Brasília. [s.d.]. p. 5. Disponível em:
http://www4.tce.sp.gov.br/ecp/sites/default/files/manual‐completo‐moodle.pdf. Acesso em: 13 mar. 2012.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 15.
SILVA, R. S. da. MOODLE para autores e tutores. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Novatec Editora, 2011. p. 131‐9, 140.
TECMUNDO. 2008. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/roteador/1148‐o‐que‐e‐upload‐.htm. Acesso em: 13 mai. 2012.
____________. 2009. Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/twitter/1401‐o‐que‐e‐mashup‐.htm. Acesso em: 14 mai. 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.