Ferramentas Web 2.0 para atividades em Educação a Distância utilizadas em conjunto com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Autores/as

  • Viviane Naomi Kay UCDB/Portal Educação

Palabras clave:

Web 2.0. Educação a Distância. Ferramentas. Moodle.

Resumen

Este artigo visa a buscar ferramentas Web 2.0 com a proposta de utilizá-las em atividades em cursos de Educação a Distância (EaD) na modalidade online que adotam o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, já que essas ferramentas estão populares e são utilizadas por grande parte dos internautas no dia a dia para lazer, trabalho e outras finalidades. Durante o trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre a EaD, a Web 2.0 e o Moodle para se obter a base teórica, uma busca na Internet por ferramentas Web 2.0 e a exploração das mesmas, chegando-se à conclusão de que existem diversas ferramentas Web 2.0 disponíveis na rede e que elas são muito acessíveis, pois a sua maioria não necessita de instalação, permite o rápido compartilhamento, é integrada a outras ferramentas, é de fácil utilização e é gratuita (algumas possuem versões pagas com funcionalidades adicionais). Os resultados obtidos neste trabalho foram a criação de propostas do uso dessas ferramentas em atividades para cursos em EaD em conjunto com o Moodle. Por meio delas, conclui-se ainda, que é possível e viável o uso de ferramentas Web 2.0 na Educação a Distância com o Moodle, pois proporcionam muitas vantagens como, o desenvolvimento da criatividade e do social de professores e alunos, e a dinamização das aulas, as quais não ficam limitadas às ferramentas que este AVA oferece, entre outros benefícios.

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Publicado

2014-11-06

Cómo citar

Kay, V. N. (2014). Ferramentas Web 2.0 para atividades em Educação a Distância utilizadas em conjunto com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 2(3), 81–93. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/3285

Número

Sección

Artigos