This is an outdated version published on 2024-03-08. Read the most recent version.

Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131

Keywords:

Comunicação síncrona/assíncrona, Educação a distância, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Abstract

A constante evolução das TIC possibilitou transformações significativas nas comunicações realizadas no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância, incorporando novos recursos e ferramentas de interação. Com isto, esta pesquisa analisa a efetividade do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, em que foi utilizado um questionário aplicado a 25 alunos em dois cursos do programa de EaD do IFPI. Foi feita uma análise estatística das respostas, obtendo-se alguns resultados: na visão do aluno, o Whatsapp é a ferramenta mais utilizada no desenvolvimento do curso, e o “Fórum” a ferramenta mais eficiente no processo de aprendizagem. O feedback dado pelo professor também foi observado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, UFPI

Docente da UFPI

Raqueline Castro de Sousa Sampaio, IFPI

Docente do IPFI

Published

2024-03-08

Versions

How to Cite

Marli Ferreira de Carvalho Damasceno, & Raqueline Castro de Sousa Sampaio. (2024). Uso de ferramentas síncronas e assíncronas na educação a distância: um estudo de caso em uma instituição piauiense. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(15), 137–148. https://doi.org/10.30612/eadtde.v13i15.18131