Evasão em cursos on-line de língua inglesa: refletindo sobre o papel do tutor/monitor como agente mediador crítico-reflexivo de práticas de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17693

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, Educação a Distância, Evasão

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os papéis assumidos pelos tutores e monitores em um curso de língua inglesa oferecido na modalidade a distância. Para isso, realizamos um estudo de caso no Curso English Online 3D, ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online, da Universidade Federal de Santa Maria. Uma análise qualitativa, com foco nas diferentes formas de interação e na identificação dos andaimes tecnológicospedagógicos possíveis no EAD, permitiu concluirmos que as ações de tutoria
precisam passar por um processo de formação crítico-reflexiva visando repensar a formação dos tutores em atuação no curso, principalmente com a intenção de melhorar o gerenciamento de suas atividades e o uso de novas estratégias de engajamento em futuras práticas de ensino de língua inglesa on-line, com vistas a diminuir a evasão dos participantes nessa modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora de Oliveira Assunção, UFSM

Estudante

Susana Cristina dos Reis , https://orcid.org/0000-0003-1697-2237

Docente da UFSM

Downloads

Publicado

17-11-2023

Como Citar

Assunção, I. de O., & Reis , S. C. dos. (2023). Evasão em cursos on-line de língua inglesa: refletindo sobre o papel do tutor/monitor como agente mediador crítico-reflexivo de práticas de aprendizagem. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(14), 22–36. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i14.17693

Edição

Seção

Artigos