Professor Supervisor/PIBID: vivências adquiridas na atuação como formador na área da educação física
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v11i13.17325Palabras clave:
Pibid, Educação física, Professor formador, Professor supervisorResumen
- Este artigo aborda o Programa Institucional de Iniciação á docência (PIBID), que se tornou um projeto de grande importância para a iniciação de acadêmicos com a vivência da realidade no âmbito escolar. Um diferencial do Programa é a concessão de bolsas não só a alunos e professores das universidades, mas também professores de escolas públicas que acompanham as atividades dos bolsistas no espaço escolar, atuando como coformadores no processo de iniciação à docência. Este estudo investiga quais as vivências adquiridas pelo professor supervisor em sua função de contribuir com a formação de futuros docentes na área da Educação Física. Pesquisa de abordagem qualitativa com emprego de pesquisa bibliográfica e de campo e utilização do recurso de entrevistas. Os dados obtidos permitem entender que o Pibid traz ao professor que atua como supervisor um diferencial ao colocar atribuições e responsabilidades ao ato de acompanhar, orientar, ensinar e supervisionar o licenciando já no início de sua graduação, o que é feito de forma especial e exclusiva por possuírem os saberes da experiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-09-29 (2)
- 2023-07-15 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.