Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331

Palabras clave:

hibridização, escrita acadêmica, padronização discursiva

Resumen

Este artigo discute o apagamento do gênero ensaio e a sua presença disfarçada nas publicações científicas das Ciências Humanas, com base na análise de 1.365 resumos de artigos publicados entre 2013 e 2016 em periódicos Qualis A1 das áreas de Linguística e Literatura. Partindo da hipótese de que o gênero ensaio permanece ativo, embora frequentemente disfarçada sob a rotulagem formal de artigo científico, para essa discussão tomamos como base os pressupostos pertencentes à abordagem sociorretórica à questão do gênero acadêmico (Swales, 1990) e estudos sobre o espaço ocupado pelo gênero ensaio nas publicações acadêmicas (Larrosa, 2003; Pena, 2005; Paviane, 2009;Bertero, 2011), alinhados à uma discussão sobre a legitimação e a institucionalização, com base nos estudos dos novos letramentos (Lea & Street, 2014, 2006, 1998) e função metapragmática (Silverstein, 1993; Mey, 2001; Signorini, 2008a). A metodologia inclui o levantamento de padrões textuais e discursivos, a partir da identificação do léxico e da análise da estrutura retórica dos textos. Os resultados apontam para um processo de hibridização entre artigo e ensaio, sobretudo em áreas mais interpretativas, como a Literatura, nas quais o uso da linguagem reflexiva, a ausência de seções metodológicas e a marca da subjetividade se fazem presentes. A análise evidencia que, embora marginalizado pelas diretrizes institucionais de avaliação e pelos modelos editoriais hegemônicos, o ensaio resiste como forma epistêmica e discursiva. Conclui-se que esse fenômeno revela uma tensão entre os modos de produção do conhecimento nas ciências humanas e os regimes de legitimação científica, o que aponta para a necessidade de reavaliar os critérios formais de reconhecimento dos gêneros acadêmicos.

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Biografía del autor/a

Karina Menegaldo, UFMG

Doutora em Linguística Aplicada e mestra em Linguística, ambos pelo Instituto da Linguagem - IEL, Unicamp. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós doutorado, na UFMG, sob supervisão da Dra. Andrea Mattos, intitulada "Escrita acadêmica com apoio de IA: agência, autoria e responsabilidade em práticas discursivas de pós-graduação" e atua como professora colaboradora da PUCSP COEGAE. Na área editorial atua como editora associada do periódico RBLA (UFMG) e editora-chefe da revista acadêmica DLL(UNIFESP); atuou como assistente editorial do periódico TLA (Unicamp) até 2014 e como editora associada do DOAJ até 2021. 

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Publicado

2025-12-13

Cómo citar

Menegaldo, K. (2025). Escreve-se como ensaio, publica-se como artigo? Hibridização e padronização na escrita acadêmica . Raído, 19(48), 173–194. https://doi.org/10.30612/raido.v19i48.20331