As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História

Autores/as

  • Maria Lima UFMS - Três Lagoas

Palabras clave:

Ensino de História. História ensinada. Saber docente.

Resumen

Muito embora o ensino de História como área de pesquisa venha se consolidando nos últimos anos, produzindo conhecimentos que contribuem de maneira significativa para a transformação das práticas em sala de aula, tem-se evidenciado a permanência de práticas docentes ditas “tradicionais” no âmbito da escola de Educação Básica. Neste artigo, a partir de alguns pressupostos advindos da Sociologia da Educação e da Didática da disciplina, apresento uma reflexão sobre a necessidade de se considerar tanto os saberes dos professores em serviço, quanto aqueles dos estudantes de graduação em uma perspectiva sócio-histórica como uma das chaves para se compreender os mecanismos das referidas permanências. Considero ainda como elementos fundamentais para a análise a relação entre história vivida e histórica refletida, assim como o papel da narrativa na constituição da identidade. Situo as principais abordagens das últimas décadas que fazem frente à concepção empirista de ensino e aprendizagem e encerro apresentando alguns elementos a meu ver cruciais para a formação do professor de História na atualidade.

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Publicado

2009-12-18

Cómo citar

Lima, M. (2009). As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História. Fronteiras, 11(20), 43–57. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/623

Número

Sección

DOSSIER ENSEÑANZA DE HISTORIA