As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História
Keywords:
Ensino de História. História ensinada. Saber docente.Abstract
Muito embora o ensino de História como área de pesquisa venha se consolidando nos últimos anos, produzindo conhecimentos que contribuem de maneira significativa para a transformação das práticas em sala de aula, tem-se evidenciado a permanência de práticas docentes ditas “tradicionais” no âmbito da escola de Educação Básica. Neste artigo, a partir de alguns pressupostos advindos da Sociologia da Educação e da Didática da disciplina, apresento uma reflexão sobre a necessidade de se considerar tanto os saberes dos professores em serviço, quanto aqueles dos estudantes de graduação em uma perspectiva sócio-histórica como uma das chaves para se compreender os mecanismos das referidas permanências. Considero ainda como elementos fundamentais para a análise a relação entre história vivida e histórica refletida, assim como o papel da narrativa na constituição da identidade. Situo as principais abordagens das últimas décadas que fazem frente à concepção empirista de ensino e aprendizagem e encerro apresentando alguns elementos a meu ver cruciais para a formação do professor de História na atualidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-18
How to Cite
Lima, M. (2009). As diferentes concepções de ensino e aprendizagem no ensino de História. Fronteiras, 11(20), 43–57. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/623
Issue
Section
DOSSIER TEACHING OF HISTORY
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).