O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478Palavras-chave:
Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.Resumo
O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.Downloads
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Publicado
2019-12-18
Como Citar
Pinto, M. H. (2019). O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática. Fronteiras, 21(38), 10–28. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478
Edição
Seção
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
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