Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS)

Autores

  • Sicero Agostinho Miranda Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7781

Resumo

Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sicero Agostinho Miranda, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Barão de Mauá, também em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela mesma Universidade. Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente está Secretário de Município da Pesca da Cidade de Rio Grande e Coordenador Adjunto do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS), bem como Integrante do Núcleo de Estudos de Ensino e Aprendizagem de Matemática (NEEAM) e Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP). Anteriormente professor da Rede Pública Municipal de Rio Grande (RS) e Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e Coordenador Pedagógico e do Programa Mais Educação na E. M. E. F. Cristovão Pereira de Abreu e Coordenador Pedagógico na E. E. E. M. Prof. Carlos Lorea Pinto.Tem experiência na área de Educação Matemática e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática; Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos; Educação do Campo; Formação Continuada de Professores.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Matemática (1997) e em Matemática Aplicada (1997) pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane. É professora associado da Universidade Federal do Rio Grande- FURG e tem experiência docente e gestora na área educacional. Investiga os seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e matemática e modelagem matemática. Atualmente está coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas.

Vilmar Alves Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental - PPGEA-FURG, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2008 com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF).Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Líder do Grupo de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental e Popular- (GEFEAP); Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos da Educação Ambiental; Hermenêutica e Educação Ambiental; Epistemologia da Educação Popular Ambiental ;Epistemologia nas Pesquisas em Educação e Infância e Subjetividade.

Referências

BERLINGHOFF, William P; GOUVEA, Fernando Q. A matemática através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 4ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

CASEIRA, Veridiana; MIRANDA, Sícero. As possibilidades da emancipação dos sujeitos pela sociologia critica no contexto do projeto Educação para Pescadores. In: PEREIRA, Vilmar A; GONÇALVES, Leonardo D; in: Aprendizagens no Contexto do Pet Conexões Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos da FURG. Evangraf, Rio Grande, 2012.

D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da Teoria à Prática. Campinas, SP: Editora Papirus, 1996.

D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular/Paulo Freire. Indaiatuba: Villa da Letras, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavan. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2007. p. 224.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista – SBEM 4, 2006, p. 3-13.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Miranda, S. A., Pereira, E. C., & Pereira, V. A. (2018). Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(2), 59–74. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7781

Edição

Seção

Artigos