Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática

Autores

  • Nayara Katherine Duarte Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Keli Cristina Conti Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7585

Resumo

Este trabalho apresenta dados e algumas análises do estudo documental sobre o uso de calculadoras nas aulas de Matemática, por meio dos Anais dos Encontros Mineiros de Educação Matemática (EMEM de 1997 a 2015) e fez parte de um projeto de Iniciação Científica. O estudo teve como objetivo sistematizar os trabalhos que possuíam foco no uso da calculadora na sala de aula e realizar algumas análises desses documentos e foi caracterizado como pesquisa bibliográfica ou estudo documental. Após defesa do uso da calculadora nas aulas de Matemática, descrevemos as fases do levantamento e organização dos dados e os resultados da pesquisa, e por fim, concluímos que enquanto divulgação de trabalhos realizados junto à estudantes ou de divulgação de pesquisa ainda temos um número bastante reduzido de trabalhos que focam a utilização da calculadora ou seu uso como ferramenta no desenvolvimento de atividades matemáticas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Katherine Duarte Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Geais

Keli Cristina Conti, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ALMEIDA, F. C. F.; LAUDARES, J. B. Relato de uma experiência de atividade investigativa, ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2009.

ALVES, D. O.; REIS, F. S. Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados para cursos de introdução ao cálculo: relato de uma experiência de pesquisa de mestrado. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais eletrônicos... Lavras: UFLA, 2009.

ARAUJO, D. A.; MELO, M. C. R. A calculadora como recurso didático no ensino aprendizagem da matemática: análise das propostas apresentadas nos livros didáticos do ensino fundamental. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3.:2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: 2003.

BARROS, E. A.; FERREIRA, A. R. C. O “jogo da multiplicação”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6.:2012: Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Juiz de Fora: UFJF, 2012.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte. Autentica, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2.:2000: Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG – Escola Fundamental do Centro Pedagógico, 2000. 153p.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3.:2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG – Escola Fundamental do Centro Pedagógico, 2003.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4.:2006: Diamantina. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UFOP, 2006. 1421 p.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais eletrônicos... Lavras: UFLA, 2009.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6.:2012: Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2012.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7.:2015: São Joao Del Rei. Anais... São Joao Del Rei: UFSJ, 2015.

FERREIRA, A. R. Utilização de calculadora na EJA?. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4.:2006: Diamantina. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UFOP, 2006.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professor).

GAZIRE, E. S.et al. A presença dos meios tecnológicos no ensino e aprendizagem da matemática: professores de matemática das escolas de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) públicas e particulares de belo horizonte usando tecnologia: quando e como?. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2003.

LOPES, A. J.; RODRIGUEZ, J. G. Metodologia para o ensino da aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2009.

MOUTINHO, I. Uma abordagem geométrica, com recursos da geometria dinâmica, para o ensino de porcentagem. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7.:2015: São Joao Del Rei. Anais eletrônicos... São Joao Del Rei: UFSJ, 2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – REGIONAL MINAS GERAIS. Encontro Mineiro de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.sbemmg.ufop.br/index.php/8-noticias-gerais/21-viii-emem-encontro-mineiro-de-educacao-matematica > Acesso em 27 de Fevereiro de 2018.

VAN DE WALLE, J. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Pinto, N. K. D., & Conti, K. C. (2018). Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 63–80. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7585

Edição

Seção

Iniciação científica