BNCC do Ensino Médio: um olhar sobre os conteúdos de área e volume nos livros didáticos de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10441

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Figuras planas. Corpos redondos. Poliedros. MTSK.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de três coleções de livros didáticos de Matemática de Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018. O foco de estudo esteve nos conteúdos de área e volume, e para a análise foi considerado como referencial teórico o conhecimento especializado do professor de Matemática. Para discussão no evento, nosso objetivo é trazer os resultados que tangem à apreciação desses conceitos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após uma análise documental pudemos perceber que, ainda que os livros tenham sido escritos antes da publicação da BNCC, a maior parte das habilidades sugeridas por esse documento é contemplada no desenvolvimento desses conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brena Cristina Sturion, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda em Matemática, UNESP – Rio Claro/SP. E-mail: sturionbrena@gmail.com

Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-Docente em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Unesp – Rio Claro/SP. E-mail: rubia.amaral@unesp.br

Referências

Alves-Mazzotti, A.J. (2001). O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Editora Pioneira. p.107-188.

Ball, D.L.; Thames, M.H.; Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special?. Journal of teacher education. 59 (5). p.389–407.

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.

Brasil, Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.

Denzin, N.K.; Lincoln, Y.S. (2000). The discipline and practice of qualitative research, In: Denzin, N.; Lincoln, Y.S. Handbook of qualitative research. Second edition. Londres: Sage publications.

Flores-Medrano, E., D. Escudero-Ávila, M. Montes, A. Aguilar, e J. Carrillo. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas, p.70–92.

Iezzi, G.; Dolce, O.; Degenszajn, D.; Périgo, R.; Almeida, N. (2017). Matemática: Ciência e Aplicações. 9o ed. Vol. 1. São Paulo: Saraiva.

Leonardo, F. (2016). Conexões com a Matemática. 2o ed. Vol. 2. São Paulo: Moderna.

Lincoln, I.S.; Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. London: Sage publications.

Shulman, L.S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher. 15 (2), p.4–14.

Souza, J. Garcia, J. (2016). Contato Matemática. 1o ed. Vol. 2. São Paulo: FTD.

Vidich, A.J.; Lyman, S.M. (2000). Qualitative Methods: Their History in Sociology and Anthropology. In: Denzin, N.K.; Lincoln, I.S. (Org.). Handbook of Qualitative Research. 2.ed. London: Sage publications.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Sturion, B. C., & Amaral-Schio, R. B. (2019). BNCC do Ensino Médio: um olhar sobre os conteúdos de área e volume nos livros didáticos de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 88–102. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10441

Edição

Seção

Iniciação científica