BNCC do Ensino Médio: um olhar sobre os conteúdos de área e volume nos livros didáticos de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10441

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular. Figuras planas. Corpos redondos. Poliedros. MTSK.

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de três coleções de livros didáticos de Matemática de Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2018. O foco de estudo esteve nos conteúdos de área e volume, e para a análise foi considerado como referencial teórico o conhecimento especializado do professor de Matemática. Para discussão no evento, nosso objetivo é trazer os resultados que tangem à apreciação desses conceitos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após uma análise documental pudemos perceber que, ainda que os livros tenham sido escritos antes da publicação da BNCC, a maior parte das habilidades sugeridas por esse documento é contemplada no desenvolvimento desses conteúdos.

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Biografía del autor/a

Brena Cristina Sturion, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda em Matemática, UNESP – Rio Claro/SP. E-mail: sturionbrena@gmail.com

Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Livre-Docente em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Unesp – Rio Claro/SP. E-mail: rubia.amaral@unesp.br

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Publicado

2019-10-21

Cómo citar

Sturion, B. C., & Amaral-Schio, R. B. (2019). BNCC do Ensino Médio: um olhar sobre os conteúdos de área e volume nos livros didáticos de Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 88–102. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.10441

Número

Sección

Iniciación Científica