O professor de língua espanhola em contexto de educação inclusiva: desafios e perspectivas no ensino para deficientes visuais

Autores

  • Caroline Veloso da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Katia Regina Moreno Caiado Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o processo de ensino e aprendizagem de espanhol para alunos com deficiência visual. Com base na metodologia da pesquisa-ação organizou-se um curso de nível iniciante de espanhol para 3 alunos cegos e 1 com baixa visão. As aulas foram gravadas em vídeo e foi realizada uma análise microgenética. Com base na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani, este estudo apontou a importância de uma prática planejada e intencional para promover tanto a inclusão quanto o aprendizado da língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Caroline Veloso da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2009), mestrado em Educação Especial (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Ensino e aprendizagem de espanhol para alunos com deficiência visual) e, atualmente, realiza os estudos de doutorado em Linguística (Português para estrangeiros) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística, ambos pela Universidade Federal de São Carlos.

Katia Regina Moreno Caiado, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga graduada na Puc-Campinas. Mestre em Educação Especial pela UFSCar e doutora pela Faculdade de Educação da USP. Professora da UFSCar, docente permanente do Programa de Educação Especial (campus São Carlos) e do Programa de Educação (campus Sorocaba). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – Educação Especial (NEPEDEEs).

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Publicado

2016-03-24

Como Citar

DA SILVA, C. V.; CAIADO, K. R. M. O professor de língua espanhola em contexto de educação inclusiva: desafios e perspectivas no ensino para deficientes visuais. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 5, n. 14, p. 109–124, 2016. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/3777. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR - 1ª Parte: Políticas públicas e formação de professores

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