Docência em informática básica para alunos da segunda fase do ensino fundamental

Felipe Ravelly Alves de Souza, Cecir Barbosa de Almeida Farias

Resumo


Com o grande avanço tecnológico que estamos sofrendo na atualidade, torna-se necessário a capacitação do homem para a utilização e participação deste novo modo de vida, sendo assim, a inserção da prática da docência em informática básica é de suma importância para habilitar as pessoas a empregarem este conhecimento no seu dia a dia. Este trabalho surgiu desta necessidade e teve como objetivo fomentar o ato da docência de informática básica no Ensino Fundamental II. O curso foi dividido em dois módulos: básico e avançado. O perfil do alunado foi, em sua maioria, composto por crianças advindas da zona rural e possuíam pouco contato prévio com as TIC’s (Tecnologia da Informação e comunicação). Diante disso, percebe-se a pertinência deste trabalho, uma vez que contribuiu para a divulgação de conhecimentos indispensáveis à vida dos discentes provenientes de Escola Pública.

Palavras-chave


Inclusão digital. Tecnologia da informação e comunicação. Docência. Crianças.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

CARVALHO, A. A. Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008.

COSCARELLI, C.V.; NOVAIS, A. E. Letramento Digital. In: Revista Presença Pedagógica. Vol. 18. Belo Horizonte: Dimensão, 2012.

DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. São Paulo: Cortez, 2007.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP. Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, SP. Papirus, 2012.

OLIVEIRA, C. C. de; COSTA, J. W. da; MOREIRA, M. Ambientes Informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001.

SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos; TEIXEIRA, Elizabeth Reis. Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aquisição do português escrito. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.

TEIXEIRA, A. Canabarro, MARCON, Karina (org.). Inclusão digital: experiências, desafios e perspectivas. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.