Evolução da literatura sobre estrutura partidária e sistema eleitoral no Brasil: entre duas democracias (1945-1964 e 1985 até hoje)
Palabras clave:
Sistema Eleitoral. Sistema Partidário. Democracia.Resumen
O artigo discute a evolução da literatura atinente à interação entre estrutura partidária e sistema eleitoral nas duas democracias no Brasil. Inicialmente, será abordado o modelo de formatação partidária de Duverger, aperfeiçoado por Sartori, que encontrou grande receptividade e repercussão na literatura brasileira. Em seguida, proceder-se-á à reconstrução das críticas consolidadas sobre o aspecto consociativo e delegativo do arranjo político-institucional no Brasil. Por fim, será dada atenção a uma bibliografia mais recente que leva em conta as novas teorias sobre as coordenações partidárias e eleitorais e as experiências dos dois últimos governos brasileiros, que apontariam para a governabilidade democrática.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-13
Cómo citar
Schallenmueller, C. J. (2010). Evolução da literatura sobre estrutura partidária e sistema eleitoral no Brasil: entre duas democracias (1945-1964 e 1985 até hoje). Revista Videre, 1(1), 87–103. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/665
Número
Sección
Artículos
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.