Evolução da literatura sobre estrutura partidária e sistema eleitoral no Brasil: entre duas democracias (1945-1964 e 1985 até hoje)

Autores/as

  • Christian Jecov Schallenmueller USP

Palabras clave:

Sistema Eleitoral. Sistema Partidário. Democracia.

Resumen

O artigo discute a evolução da literatura atinente à interação entre estrutura partidária e sistema eleitoral nas duas democracias no Brasil. Inicialmente, será abordado o modelo de formatação partidária de Duverger, aperfeiçoado por Sartori, que encontrou grande receptividade e repercussão na literatura brasileira. Em seguida, proceder-se-á à reconstrução das críticas consolidadas sobre o aspecto consociativo e delegativo do arranjo político-institucional no Brasil. Por fim, será dada atenção a uma bibliografia mais recente que leva em conta as novas teorias sobre as coordenações partidárias e eleitorais e as experiências dos dois últimos governos brasileiros, que apontariam para a governabilidade democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-04-13

Cómo citar

Schallenmueller, C. J. (2010). Evolução da literatura sobre estrutura partidária e sistema eleitoral no Brasil: entre duas democracias (1945-1964 e 1985 até hoje). Revista Videre, 1(1), 87–103. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/665

Número

Sección

Artículos