Educação Matemática Crítica na formação do professor que ensina Matemática: um mapeamento sistemático de Teses e Dissertações (2014-2024)
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19617Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Formação de professores, MapeamentoResumo
Este artigo aponta resultados de um mapeamento sistemático, proveniente de uma investigação com abordagem qualitativa, realizada com o objetivo de mapear Teses e Dissertações brasileiras publicadas entre 2014 e 2024 sobre a Educação Matemática Crítica (EMC) na formação docente. O levantamento bibliográfico buscou responder à seguinte indagação: o que apontam as pesquisas empíricas brasileiras acerca da Educação Matemática Crítica na formação do professor que ensina Matemática? No intuito de responder a esta pergunta, o levantamento das produções acadêmicas foi realizado em duas bases de dados: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTDC). A partir do mapeamento realizado, foi possível identificar uma variedade de temas e conteúdos inter-relacionados com a EMC nas pesquisas, com uma frequência maior sobre a Modelagem Matemática e sobre a Educação Estatística. Também foi possível perceber um quantitativo maior de pesquisas voltadas para a formação continuada de professores, bem como uma ausência de pesquisas com a participação de graduandos em Pedagogia no período compreendido entre os anos 2015 e 2022.
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