Educação Matemática Crítica na formação do professor que ensina Matemática: um mapeamento sistemático de Teses e Dissertações (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19617

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Formação de professores, Mapeamento

Resumo

Este artigo aponta resultados de um mapeamento sistemático, proveniente de uma investigação com abordagem qualitativa, realizada com o objetivo de mapear Teses e Dissertações brasileiras publicadas entre 2014 e 2024 sobre a Educação Matemática Crítica (EMC) na formação docente. O levantamento bibliográfico buscou responder à seguinte indagação: o que apontam as pesquisas empíricas brasileiras acerca da Educação Matemática Crítica na formação do professor que ensina Matemática? No intuito de responder a esta pergunta, o levantamento das produções acadêmicas foi realizado em duas bases de dados: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTDC). A partir do mapeamento realizado, foi possível identificar uma variedade de temas e conteúdos inter-relacionados com a EMC nas pesquisas, com uma frequência maior sobre a Modelagem Matemática e sobre a Educação Estatística. Também foi possível perceber um quantitativo maior de pesquisas voltadas para a formação continuada de professores, bem como uma ausência de pesquisas com a participação de graduandos em Pedagogia no período compreendido entre os anos 2015 e 2022.

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Biografia do Autor

Williane Costa Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na linha de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Especialista em Administração da Educação com ênfase em Ensino da Matemática. Licenciada em Matemática pela UFAL. Participante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA), da UFAL. Professora da rede estadual de ensino de Alagoas. Possui experiência nas áreas: Educação Matemática; ensino e aprendizagem em Matemática (Ensino Fundamental II e Médio); Metodologias Ativas; HQs; Software Educativo; Scratch; Jogos Digitais; App Inventor.

Wilker Araújo de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFAL), com especialização em Tecnologias e Ensino de Matemática e Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFAL), monitor das disciplinas de Política e Organização da Educação Básica no Brasil, Saberes e Didáticas do Ensino de Matemática 1, e Políticas Públicas para Educação em Prisões, além de ex-membro do Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância. Atualmente, é professor da rede municipal de educação de Santana do Ipanema - AL. É membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA/CNPq/UFAL) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), com pesquisas focadas em Educação Matemática, Ludicidade, Ensino de Matemática nos Anos Iniciais e Tecnologias Digitais no e para o Ensino de Matemática e Equidade.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no biênio 2020 - 2022. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Ferreira, W. C., Melo, W. A. de, & Oliveira, C. A. de. (2025). Educação Matemática Crítica na formação do professor que ensina Matemática: um mapeamento sistemático de Teses e Dissertações (2014-2024). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025012. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19617

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA