“A vida tem preço?”: reflexões a partir da Educação Matemática Crítica na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19614

Palavras-chave:

Exploração de Problemas, Proposição de Problemas, Sociopolítico e cultural

Resumo

O resumo deve apresentar de forma Este artigo explora uma situação matemática em uma abordagem crítica e contextualizada no ensino-aprendizagem, com base na metodologia de Exploração Multicontextual Crítica de Problemas (EMCP). A proposta central foi problematizar o valor da vida por meio de uma análise crítica de questões sociais e econômicas, utilizando como ponto de partida o texto “A vida tem preço?” de Skovsmose. A pesquisa foi realizada em uma turma de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública da Paraíba, com 15 alunos, e se baseou em uma abordagem qualitativa, com os alunos refletindo sobre decisões econômicas e seus impactos sociais. Durante a atividade, os estudantes discutiram temas como o custo-benefício nas decisões empresariais, as implicações das crises econômicas, a corrupção e comportamentos de risco, como dirigir embriagado. Além disso, foram incentivados a propor problemas matemáticos, interligando conhecimentos matemáticos com questões sociopolíticas. Os resultados demonstraram que, por meio da problematização, os alunos foram capazes de integrar seus conhecimentos matemáticos com suas experiências e contextos sociais, gerando reflexões sobre as relações econômicas e suas consequências. A pesquisa reforça a importância de um ensino de Matemática que vá além da técnica, promovendo a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender e intervir nas dinâmicas sociais e econômicas que os cercam. A EMCP mostrou-se uma metodologia eficaz para a promoção de um ensino significativo e transformador.

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Biografia do Autor

Maurício Alves Nascimento, UEPB

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Jair Dias de Abreu, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB)

Tiêgo dos Santos Freitas, UEPB

Professor e Pesquisador

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Publicado

2025-09-14

Como Citar

Nascimento, M. A., Abreu, J. D. de, & Freitas, T. dos S. (2025). “A vida tem preço?”: reflexões a partir da Educação Matemática Crítica na formação inicial. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025016. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19614

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA