Uso(s) da Modelagem Matemática na formação inicial de professores para uma Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19584Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Formação de professores, Formação Inicial, Formação Continuada, Educação Matemática CríticaResumo
A formação de professores tem sido tema amplamente discutido em pesquisas no âmbito da Educação Matemática. Quais elementos privilegiar? O que fazer nas práticas de sala de aula com os futuros docentes? Qual o papel do estudante de graduação (futuro professor) na produção de saberes matemáticos na educação básica? Foi a partir de tais inquietações que surgiu esta produção. Centrada na discussão da modelagem matemática de Meyer et al. (2021), articulada com as propostas da Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2000), consideramos a possibilidade de pensar a formação de professores dentro de um cenário crítico-reflexivo, na produção de saberes matemáticos. Assim, apresentamos duas narrativas que buscam problematizar algumas maneiras que, ao tomar a Modelagem Matemática como uma Unidade Curricular em cursos de graduação e pós-graduação, mostram como ela pode ser abordada para contribuir com uma formação docente crítica, problematizadora e reflexiva do discente. Os desdobramentos apontam para a modelagem matemática como um importante instrumento na problematização da noção de que não basta “saber Matemática” para “ser professor de Matemática” e que a matemática escolar não é mera simplificação da matemática acadêmica ou, ainda, uma didatização da matemática cotidiana.
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