Uso(s) da Modelagem Matemática na formação inicial de professores para uma Educação Matemática Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19584

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Formação de professores, Formação Inicial, Formação Continuada, Educação Matemática Crítica

Resumo

A formação de professores tem sido tema amplamente discutido em pesquisas no âmbito da Educação Matemática. Quais elementos privilegiar? O que fazer nas práticas de sala de aula com os futuros docentes? Qual o papel do estudante de graduação (futuro professor) na produção de saberes matemáticos na educação básica? Foi a partir de tais inquietações que surgiu esta produção. Centrada na discussão da modelagem matemática de Meyer et al. (2021), articulada com as propostas da Educação Matemática Crítica de Skovsmose (2000), consideramos a possibilidade de pensar a formação de professores dentro de um cenário crítico-reflexivo, na produção de saberes matemáticos. Assim, apresentamos duas narrativas que buscam problematizar algumas maneiras que, ao tomar a Modelagem Matemática como uma Unidade Curricular em cursos de graduação e pós-graduação, mostram como ela pode ser abordada para contribuir com uma formação docente crítica, problematizadora e reflexiva do discente. Os desdobramentos apontam para a modelagem matemática como um importante instrumento na problematização da noção de que não basta “saber Matemática” para “ser professor de Matemática” e que a matemática escolar não é mera simplificação da matemática acadêmica ou, ainda, uma didatização da matemática cotidiana.

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Biografia do Autor

Joana Kelly Souza dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - NPGECIMA/UFS (2017), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Docente do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Sesi de Educação - FASESP e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização no Ensino da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da mesma instituição.

Debora Vieira de Souza Carneiro, Faculdade Sesi de Educação

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP/SP. Possui especialização em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho (2010) e graduação em Matemática pelo Centro Universitário FIEO (2007). No SESI-SP foi analista Técnico Educacional da Supervisão de Currículo, Inovação e Recursos Didáticos do SESI-SP, de 2021 a 2023, e professora de Pós-Graduação da Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP), no curso de Especialização em Ensino de Matemática, ministrando as disciplinas de Modelagem Matemática e Resolução de Problemas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Pensamento numérico: dos significados aos algoritmos. Atualmente, é Analista Técnico Educacional da Gerência de Ensino Superior do SESI-SP, integrando o Núcleo de Regulação e Políticas de Ensino Superior da Faculdade SESI-SP de Educação.

Celia Regina Roncato, Faculdade Sesi de Educação

Possui graduação em Educação Matemática pela Universidade São Francisco (1984). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - de Rio Claro, na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos-Científicos (2021). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Atualmente é coordenadora, professora e pesquisadora do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade SESI de Educação. 

Referências

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Santos, J. K. S. dos, Carneiro, D. V. de S., & Roncato, C. R. (2025). Uso(s) da Modelagem Matemática na formação inicial de professores para uma Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025038. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19584

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA