Cenas do filme Narradores de Javé nas aulas de Matemática: ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19409Palabras clave:
Educação Matemática Crítica, Ambientes de Aprendizagem, Ensino de Matemática.Resumen
A pesquisa objetivou analisar uma atividade matemática relacionada a cenas do filme Narradores de Javé à luz dos ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para isso, o estudo sustentou-se nos construtos teóricos da Educação Matemática Crítica, particularmente, em ambientes do tipo cenários para investigação. Os dados foram construídos a partir da análise documental da atividade matemática proposta, que explora conceitos vinculados à unidade temática Probabilidade e Estatística, a partir de questões sociais e ambientais em aulas de matemática envolvendo cenas do filme citado. Como categorias analíticas, utilizaram-se os ambientes de aprendizagem definidos na articulação entre a lista de exercícios, os cenários para investigação e as referências à matemática pura, à semirrealidade e à realidade. Os resultados indicam que a diversidade de ambientes de aprendizagem para o ensino da matemática é essencial para a produção de conhecimentos matemáticos. A diversidade de ambientes envolvendo cenários para investigação se faz necessária para lidar tanto com fins puramente matemáticos quanto com as práticas sociais e ambientais diante de uma perspectiva crítica.
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