Cenas do filme Narradores de Javé nas aulas de Matemática: ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19409

Palabras clave:

Educação Matemática Crítica, Ambientes de Aprendizagem, Ensino de Matemática.

Resumen

A pesquisa objetivou analisar uma atividade matemática relacionada a cenas do filme Narradores de Javé à luz dos ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para isso, o estudo sustentou-se nos construtos teóricos da Educação Matemática Crítica, particularmente, em ambientes do tipo cenários para investigação. Os dados foram construídos a partir da análise documental da atividade matemática proposta, que explora conceitos vinculados à unidade temática Probabilidade e Estatística, a partir de questões sociais e ambientais em aulas de matemática envolvendo cenas do filme citado. Como categorias analíticas, utilizaram-se os ambientes de aprendizagem definidos na articulação entre a lista de exercícios, os cenários para investigação e as referências à matemática pura, à semirrealidade e à realidade. Os resultados indicam que a diversidade de ambientes de aprendizagem para o ensino da matemática é essencial para a produção de conhecimentos matemáticos. A diversidade de ambientes envolvendo cenários para investigação se faz necessária para lidar tanto com fins puramente matemáticos quanto com as práticas sociais e ambientais diante de uma perspectiva crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Ferreira Campos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática na UFCG.

Carlos Henrique de Andrade Ramos Junior, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Estudante de Licenciatura em Matemática na UFCG

Rennan Freire Lima de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Estudante de Licenciatura em Matemática na UFCG

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica. Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Aldinete Silvino de Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica. Professora da Universidade Federal de Campina Grande

Citas

Barbosa, J., Lima, A., & Grilo, J. de S. P. (2023). Ambientes de aprendizagem em uma atividade de modelagem matemática na perspectiva da educação do campo. Vidya, 43(2), 225-243. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618.

Caffé, E. (Diretora). (2003). Narradores de Javé [Filme]. Riofilme. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=WkTTITex2RE

Cellard, A. (2014). A análise documental. In J. Poupart, J.-P. Deslauriers, L.-H. Groulx, A. Laperrière, R. Mayer, & A. P. Pires (Orgs.), A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (A. C. Nasser, Trad., 4a ed., pp. 2295-2316). Petrópolis: Vozes.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Lima, A. (2018). A relação entre conteúdos matemáticos e o campesinato na formação de professores de matemática em cursos de licenciatura em educação do campo. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33016/1/TESE%20Aldinete%20Silvino%20de%20Lima.pdf.

Lima, A., Lima, A. S., Civiero, P., & Milani, R. (2022). Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In P. Civiero, R. Milani, A. S. Lima, & A. Lima (Orgs.), Educação matemática crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam matemática (pp. 18-27). Brasília: SBEM Nacional. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/publicacoes/colecao-sbem .

Lima, A., & Lima, I. (2022). Trabalho com projetos na perspectiva da educação matemática crítica: experiências de formação continuada com professores de escolas do campo. In P. Civiero, R. Milani, A. S. Lima, & A. Lima (Orgs.), Educação matemática crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam matemática (pp. 172-189). Brasília: SBEM Nacional.

Milani, R., Civiero, P., Soares, D., & Lima, A. (2017). O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(12), 221-245. https://doi.org/10.33871/22385800.2017.6.12.221-245.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, 14(13), 1-24. Recuperado de https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635/7022.

Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: a questão da democracia (A. Lins & J. L. Araújo, Trads., 6a ed.). Campinas: Papirus.

Skovsmose, O. (2007). Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade (M. A. V. Bicudo, Trad.). São Paulo: Cortez.

Skovsmose, O. (2014). Um convite a educação matemática crítica (O. A. Figueiredo, Trad.). Campinas: Papirus.

Publicado

2025-09-16

Cómo citar

Campos, D. F., Ramos Junior, C. H. de A., Oliveira, R. F. L. de, Costa, A. P. da, & Lima, A. S. de. (2025). Cenas do filme Narradores de Javé nas aulas de Matemática: ambientes de aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025034. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19409

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA