Tecnologias Digitais em Livros Didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19250

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, PNLD, Novo Ensino Médio

Resumo

Ao longo dos anos, a sociedade acompanhou diversos avanços tecnológicos, dentre eles, as diversas mídias desenvolvidas para incentivar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Uma forma dessas tecnologias serem compartilhadas e integradas ao cotidiano escolar se efetiva mediante os Livros Didáticos de Matemática. No campo da Educação Matemática, diversas pesquisas e discussões têm sido realizadas acerca desse tema. Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, cujo objetivo principal é compreender de que modo as tecnologias digitais estão presentes em coleções de Livros Didáticos de Matemática, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), de 2021, voltadas ao Novo Ensino Médio. Com uma abordagem qualitativa, discutimos, neste texto, como as tecnologias se fazem presentes em duas coleções de Livros Didáticos de Matemática, categorizando os tipos de tecnologias identificadas e suas funções nas situações em que aparecem. Os resultados apontam uma notável quantidade de menções ao uso das tecnologias, que foram divididas em cinco grandes grupos: calculadora; GeoGebra; planilha eletrônica; acesso à site; vídeos, filmes e podcast. Apesar da grande variedade de mídias, observa-se que as tecnologias se fazem presentes tendendo à domesticação, dispondo de poucas oportunidades que incentivem a exploração e a investigação.

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Biografia do Autor

Stefany Pedro de Oliveira, Unesp

Graduanda em Licenciatura em Matemática, pela Unesp Rio Claro. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Lucas Mazzi, Unesp

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM – Unesp)

Departamento de Matemática – IGCE – Unesp

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Oliveira, S. P. de, & Mazzi, L. (2025). Tecnologias Digitais em Livros Didáticos de Matemática do Novo Ensino Médio. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025044. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19250

Edição

Seção

Iniciação científica