Aproximações entre Educação Matemática Crítica e Alfabetização/Letramento na produção científica da área da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19215Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Alfabetização, LetramentoResumo
Este trabalho visa apresentar um estudo bibliográfico cujo objetivo é investigar a relação entre Educação Matemática Crítica (EMC), alfabetização e letramento a partir da produção científica em artigos de periódicos da área da Educação Matemática. Na análise dos trinta e oito artigos selecionados foi possível notar mais que o quíntuplo de trabalhos referentes ao letramento, em relação aos trabalhos acerca de alfabetização, e destes, o letramento estatístico correspondeu ao maior número de estudos. As categorias que emergiram foram: alfabetização; alfabetização ou letramento matemático; alfabetização ou letramento estatístico e probabilístico; letramento digital e letramento docente, sendo observada de forma transversal a EMC. Identificou-se uma aderência das concepções trazidas pelo letramento digital, bem como pela alfabetização ou letramento estatístico e probabilístico à EMC. A alfabetização ou letramento matemático teve concepções distintas que ora se aproximavam da EMC, ora mostravam certa incompletude. Por fim, os estudos que trataram de alfabetização (no sentido mais estrito do termo) e letramento docente não mostraram relação com a EMC.
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