Um levantamento de pesquisas brasileiras envolvendo instrumentos matemáticos a partir de estudos publicados no SNHM
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.15889Palavras-chave:
Instrumentos Matemáticos., Seminário Nacional de História da Matemática., Estado da arte.Resumo
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica a partir da produção acadêmica de 1998 a 2021 dos trabalhos publicados em anais e livros de minicursos das 14 edições do Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM), principal evento da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Para isso, utilizou-se da pesquisa conhecida como “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, cuja aspectos metodológicos qualitativos e descritivo foram considerados. Mesmos que pontuais, o estudo desvela uma tendência, em crescimento, a partir de 2015, de discussões em trono do instrumento matemático como objeto dentro da interface entre a história e ensino de matemática para os seguimentos da educação básica e/ou da formação de professores.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, S. M. de. (2021). Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados na estrutura do ábaco de Gerbert. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 592-607.
ALBUQUERQUE, S. M. de; PEREIRA, A. C. C. (2009). Elementos iniciais da multiplicação e divisão dos números contidos no Traité de Gerbert (1843). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, p. 465-475.
ALBUQUERQUE, S. M. et al. (2019). Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.
ALMEIDA, J. P. de; PEREIRA, A. C. C. (2021). O processo de multiplicação presente no “tabuleiro de xadrez” de John Napier (1550-1617). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 1082-1093.
ANDRADE, M. H. de; OLIVEIRA, R. R. de. (2019) Contribuições das grandes navegações para a estruturação e aplicação da matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, p. 421-430.
BARBOSA, E. P. B.; CESANA, A. (2019). Uma experiência de trabalho cooperativo recorrendo à história da matemática e à pedagogia do texto como caminhos para ensinar multiplicação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, p. 1024-1037.
BATISTA, A. N. de s. (2021). Sobre os conhecimentos incorporados nos reportórios dos tempos entre os séculos XVI e XVII. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 528-544.
BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. (2015). Ensinando conceitos geométricos e trigonométricos envolvidos na construção e utilização da balestilha. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, 2015. p. 1-12.
BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. (2019). O estudo de conhecimentos matemáticos incorporados no manuseio da balhestilha inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos... (1603). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, 2019. p. 751-762.
BATISTA. A. N. de S. (2017). Uma visão dos licenciandos em matemática acerca da balestilha como recurso didático para o estudo de conceitos geométricos e trigonométricos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 12., 2017, Itajubá. Anais [...]. Itajubá: Sbhmat, p. 197.
BELTRAN, M. H. R; SAITO, F; TRINDADE, L. dos S. P. (2014). História da Ciência para formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física. (Série temas em história da ciência).
BENNETT, J. A. (2003). Knowing and doing in the sixteenth century: what were instruments for? British Journal for the History of Science, v. 36, n. 2, p. 129-150, 2003.
BENNETT, J. A. (1986). The Mechanics’ Philosophy and the Mechanical Philosophy. History of Science, v. 24, p. 1-28.
BERGAMIM, E. G. J.; BARBOZA, A. C. F.; TRIVIZOLI, L. M. (2021). Implementações envolvendo história da matemática: um olhar para os artigos do XIII SNHM. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 820-834.
BRACHO, Luis Andrés Castillo; MENDES, Iran Abreu. (2019). O CREPHIMat como um ambiente virtual sobre as pesquisas em história da matemática. Rematec, [S.L.], n. 32, p. 163, 27.
CALABRIA, A. R.; NOBRE, S. R. (2020). Sociedade brasileira de história da matemática uma história de sua criação e as contribuições ao desenvolvimento da área de pesquisa em história da matemática no Brasil. Revista Brasileira de História da Matemática, São Paulo, v. 20, n. 40, p. 8-31.
CESANA, A. C.; DYNNIKOV, M. S. da S. (2015). Medindo alturas com o uso do esquadro móvel de Ottavio Fabri. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, p. 1-12.
CORMACK, L. B.; WALTON, S.A.; SCHUSTER, J. A. (ed.). (2017). Mathematical practitioners and the transformation of natural knowledge in modern Europe. New York: Springer International Publishing. (Studies in History and Philosophy of Science, 45).
FERREIRA, N. S. A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272.
FONSECA, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. (2015). Estudando conceitos de Logaritmos a partir da construção e utilização Régua de Cálculo. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, 2015. p. 1-8.
GOMES, A. D. C.; SOUSA, F. J. F. de. (2019). Discussões acerca do Radius Astronomicus de Johannes Müller Regiomontanus descrito no Scripta Clarissimi Mathematici (1469). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, p. 440-449.
HANKINS, T. L.; SILVERMAN, R. J. (1997). Instruments and the Imagination. Princeton: Princeton University Press.
JULIANI, R. T. (2009). Análise matemática do exame de Bombeiros (José Fernandes Pinto Alpoim) In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 8., 2009, Belém. Anais [...] . Belém: Sbhmat, p. 1-11.
MACHADO, B. F. (2015). Confecção de artefatos de cálculos antigos em sala de aula: o ábaco de Napier. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, p. 1-11.
MARTINES, M. de C. S. (2021). Apresentação: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Apresentação.
MOREY, B.; MENDES, I. M. (2005). Matemática nas navegações: a balestilha como instrumento de orientação e localização. Natal: Sbhmat.
OLIVEIRA, F. W. S. (2021). Elementos para um tratamento didático sobre a descrição do instrumento jacente no plano. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 779-792.
OLIVEIRA, F. W. S.; PEREIRA, A. C. C. (2019). Pedro Nunes e o jacente no plano no âmbito de pesquisas nacionais: Desvelando abordagens. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 13., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Sbhmat, 2019. p. 846-854.
OLIVEIRA, G. P. (2021). Um primeiro olhar de aspectos gerais do tratado a arte de navegar (1606) de Simão d’ Oliveira. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, 2021. p. 608-624.
OLIVEIRA, J. D. S. de; SOUSA, G. C. de. (2015). A Geometria do Compasso de Lorenzo Mascheroni (1750 – 1800). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, p. 1-12.
OLIVEIRA, Z. V.; GONÇALVES, C. H. B. (2009). Geometria e Astronomia na Correspondência de Adriaan van Roomen (1561-1615). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 8., 2009, Belém. Anais [...] . Belém: Sbhmat, p. 1-7.
PAULINO, S. de S.; PEREIRA, A. C. C. (2021). Alguns aspectos gerais do instrumento régua de carpinteiro de Leonard Digges (1520-1559). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, 2021. p. 1040-1048.
PEREIRA, A. C. C. A (2011). História da Trigonometria sob o olhar de Regiomontanus. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9., 2011, Aracajú. Anais [...]. Aracajú: Sbhmat, p. 1-10.
PEREIRA, A. C. C. (2015). Estudando Matemática por meio da Construção de Artefatos Históricos na Formação Inicial do Professor. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, 2015. p. 1-7.
PEREIRA, A. C. C.; MARTINS, E. B. (2017). O Ensino de Aritmética por Meio de Instrumentos: Uma Abordagem utilizando a obra Rabdologiae, seu numerationis per virgula. Itajubá: Sbhmat.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. (2018). Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 109–122.
RIBEIRO, D. M. (2009). A matemática nos escritos de Diogo da Silveira Veloso: um dos engenheiros militares que ensinou no Brasil no século XVIII. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 8., Belém. Anais [...] . Belém: Sbhmat, 2009. p. 1-11.
RIBEIRO, P. H. S.; PEREIRA, A. C. C. (2021). Os potenciais operacionais presentes no instrumento Promptuario de John Napier (1550-1617). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 1094-1102.
SAITO, F. (2017). A incorporação de questões históricas nas discussões sobre o ensino de matemática por meio de antigos instrumentos matemáticos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 12., 2017, Itajubá. Anais [...]. Itajubá: Sbhmat, p. 59-60.
SAITO, F. (2014). Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. Rematec, Natal, v. 9, n. 16, p. 25-47.
SAITO, F. Instrumentos e o ‘saber-fazer’ matemático no século XVI. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, p. 102-112, 2013.
SAITO, F.; DIAS, M. S. (2011). Articulação de entes matemáticos na construção e utilização de instrumento de medida do século XVI. Aracajú: Sbhmat.
SAITO, F.; PEREIRA, A. C. C. (2019). A elaboração de atividades com um antigo instrumento matemático na interface entre história e ensino. Fortaleza: Sbhmat.
SAITO, F. História e ensino de matemática: construindo interfaces. In: FLORES SALAZAR, J.; UGARTE GUERRA, F. (ed.). Investigaciones en Educación Matemática. Lima: Fondo Editorial PUCP, 2016. p. 237-291.
SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016c.
SANTOS, A. G. dos. (2021). Instrumentos matemáticos contidos no tratado de Edmund Gunter (1623). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14., 2021, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, p. 501-514.
SILVA, F. H. B. da; BATISTA, A. N. de S. (2021). A mobilização de alguns aspectos de uso do báculo de Petrus Ramus explorado em um curso de extensão universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 14, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: Sbhmat, 2021. p. 1029-1039.
SIQUEIRA JUNIOR, F. A. do N.; BEZERRA, H. M. V. (2015). Estudando conceitos matemáticos através da construção e do uso do quadrante e das tábuas da índia. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA11., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, p. 1-8.
SOARES, E. C. A (2015). Invenção da Calculadora sobre três olhares históricos: O Ábaco, A Régua de Cálculo e a Pascaline. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., 2015, Natal. Anais [...]. Natal: Sbhmat, p. 1-8.
VAN HELDEN, A. (1983). The Birth of the Modern Scientific Instrument, 1550-1770. In: BURKE, J. G. (Org.). The Uses of Science in the Age of Newton. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press, p. 49-84.
VAN HELDEN, A.; HANKINS, T. L. Hankins. (1994). Introduction: Instruments in the History of Science. Osiris, v. 9, p. 1-6.
WARNER, D. J. (1990). What is a scientific instrument, when did it become one, and why? British Journal for the History of Science, v. 23, pp. 83-93.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.