As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609

Palavras-chave:

História. Métodos. Aritmética.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizada uma análise sobre quais métodos pedagógicos, sintético ou analítico, figuravam nos Documentos Oficiais e nas Revistas Pedagógica de Alagoas no período de 1924 e 1952. Os estudos de Chartier (1990); Mortatti (2009); Valente (2015) nos possibilitou apreender que a partir da década de 50, em Alagoas, circulou uma nova proposta de instrução pautada nos princípios do ensino intuitivo. Nesse artigo pretende-se manter o olhar nessa mudança, destacando os escritos que trouxeram tais apontamentos, bem como seus autores e possíveis influências que os dirigiram para tais construções. De acordo com as nossas análises conjecturamos que a partir da década de 50 houve um movimento que ofereceu orientações para o ensino da matemática na escola primária alagoana, com maior valorização dos problemas aritméticos e experiências com base no método analítico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Fernandes, UFAL

Licenciada em Pedagogia pela UFAL, Mestra em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL

Mercedes Carvalho, Universidade Federal de Alagoas- UFAL

Dra em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas. Porfessora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e Líder do GPEM.

Referências

Carneiro, Maria Dorotheia. O Centro de interesse – uma necessidade para a nossa escola. In: Revista de Ensino de Alagoas. Departamento estadual de Educação do Estado de Alagoas. Maceió, 1952, vol. II, n. 2. Abril – maio – junho. P. 22-27.

Carneiro, Maria Dorotheia. O Centro de interesse – uma necessidade para a nossa escola. In: Revista de Ensino de Alagoas. Departamento estadual de Educação do Estado de Alagoas. Maceió, 1952, vol. III, n. 3 e 4. Segundo semestre. p. 34-43.

Chartier, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 1990.

Falcão, Ib Gato; SOUZA, Fernandina Malta; MONTEIRO, Ana Barros; SALES, Alice. Programa de Ensino para as Escolas Primárias de Alagoas. Maceió: Editora: Casa Ramalho, 1952.

Mortatti, M.R.L. A ‘quarela dos métodos de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização Nos Países de Língua Portuguesa, São Paulo, v.3, n.5, p.91-114, 2009.

Polya, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

Sousa, A. F. Sintético ou analítico: Como ensinar problemas de aritmética? In: XV Seminário Temático cadernos escolares de alunos e professores e a História da Educação Matemática, 1890-1990. Pelotas, 2017. Anais. p. 1-15. Disponível em: <http://xvseminariotematico.paginas.ufsc.br/files/2017/03/SOUZA_T2.pdf Acesso em: 22 de julho de 2017.

Valente, Wagner Rodrigues. O Ensino Intuitivo de Artimética e as cartas de Parker. 2008. Disponível em;< http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/528.pdf> Acesso em: dez. 2016.

Valente, Wagner Rodrigues. O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1417-1441, dez. 2012. Disponível em> http://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n44/14.pdf> Acesso em: 10 out. 2017.

Valente, W. R. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectivas da educação matemática, v. 8, p. 192-207, 2015. Disponível em: < file:///d:/elisabete/downloads/731-4243-1-pb.pdf> acesso em: 22 de julho de 2017.

Valente, W. R. Métodos para leitura, métodos para contar? Contribuições para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares entre 1890-1930. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 67-84, jan/abr. 2016. Disponível em:< https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2016v34n1p67 >acesso em: 23 de julho de 2017.

Valente, W.R; Frizzani R.C; SILVA, M. C. L. ;Marcos, A.O Os Saberes Elementares Matemáticos e os Programas de Ensino, São Paulo (1894-1950). In: COSTA, David Antônio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Saberes Matemáticos no Curso Primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 191-131.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Fernandes, E., & Carvalho, M. (2021). As orientações propostas nos documentos alagoanos para o ensino de problemas aritméticos a partir da década de 50. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(3), 25–42. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13609

Edição

Seção

Dossiê temático: História da educação matemática - contribuições para a formação de professores