Reflexões sobre os pressupostos teóricos na Formação do Professor de matemática que atua com Educação Financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17685

Palavras-chave:

Educação Financeira, Formação de professores

Resumo

Este artigo propõe iniciar uma reflexão acerca dos pressupostos teóricos que fundamentam a formação do professor, apresentando um recorte na formação do docente de matemática que atua com educação financeira nas escolas de educação básica do Brasil.  Apresenta-se inicialmente os caminhos percorridos pela Educação Financeira, chegando aos dias atuais em que esta temática figura com certo destaque, como tema integrador, nos currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular. Observamos ainda, quais são os pressupostos teóricos que orientam as práticas que objetivam formar o professor, com foco nesse currículo interdisciplinar e integrador, observando como a formação docente se apoia nas racionalidades técnica, prática e crítica, apresentadas por Diniz-Pereira (2014). Tais apontamentos buscam dar visibilidade à temática da educação financeira sob o ponto de vista da formação docente, a fim de orientar e tornar possível a prática de uma educação financeira em prol da formação global do aluno, como se apresentam nos documentos orientadores dos currículos nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor vinculado ao Departamento de Matemática da UFJF e pesquisador da área da Educação Financeira. 

Ronaldo Júlio Baganha, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Professor da Pós Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da UNIVÁS - Pouso Alegre - MG

Referências

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2010). Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Brasília: Ministério da Educação.

Diniz-Pereira,J.E. (2014). Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. Perspectiva em Diálogos: Revista de Educação e Sociedade. Naviraí. Mato Grosso do Sul. Brasil. Recuperado em 6 de agosto, 2023, de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15/4.

Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. (2012). Resultados da avaliação de impacto do projeto piloto de Educação Financeira nas escolas. AEF-BRASIL, São Paulo. Recuperado em 5 de outubro, 2023, de https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/avaliacao_educacao_financeira_escolas.pdf.

Ferraz, R.D. (2019). A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Itapetinga. Bahia. Brasil. Recuperado em 5 de outubro, 2023, de https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9830/6901

Moretti, V.D., & Moura, M.O. (2010). A formação docente na perspectiva histórico-cultural: em busca da superação da competência individual. Revista Psicologia Política. São Paulo. Brasil. Recuperado em 16 de setembro, 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v10n20/v10n20a12.pdf

Oliveira, A.P.T. (2020). O sistema financeiro nacional na proposta de ensino de educação financeira do governo brasileiro. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora. Minas Gerais. Brasil. Recuperado em 6 de agosto, 2023, de https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/31035/21727.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2005). Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira Modernising government: the way forward. Recuperado em 15 de agosto, 2023, de https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/%5BPT%5D%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf.

Pessoa, C.A.S., Muniz, I.J., & Kistemann, M.A.J. (2018). Cenários sobre educação financeira escolar: entrelaçamentos entre a pesquisa, o currículo e a sala de aula de matemática. Em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. Pernambuco. Brasil. Recuperado em 9 de agosto, 2023, de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/236528/pdf.

Sardinha Neto, R., & Azevedo, M.A.R. (2018). Concepções e Modelos de formação de professores: reflexões e potencialidades. Boletim Técnico - Senac. Rio de Janeiro. Brasil. Recuperado em 20 de setembro, 2023, de https://www.bts.senac.br/bts/article/download/530/575

Somavilla, A.S., Andretti. E.C., & Bassoi, T.S. (2018). A matemática financeira e educação financeira: impactos na formação inicial do professor. Tangram - Revista de Educação Matemática. Dourados. Mato Grosso do Sul. Brasil. Recuperado em 14 de setembro, 2023, de esearchgate.net/publication/330351994_A_Matematica_Financeira_e_Educacao_Financeira_impactos_na_formacao_inicial_do_professor

Souza, R.A., Lobão, M.S.P., & Freitas, R.G.A. (2023). Educação Financeira à luz da BNCC: concepções dos docentes do ensino profissional e tecnológico. Educação e Pesquisa. São Paulo. Brasil. Recuperado em 6 de outubro, 2023, de https://www.scielo.br/j/ep/a/StmPNgBPypMGZ7rKQ3WJGdj/?format=pdf

Vieira, K.M., Moreira Junior, F.J., & Potrich, A.C.G. (2019). Indicador de Educação Financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria de resposta ao item. Educação e Sociedade. Santa Maria. Rio Grande do Sul. Brasil. Recuperado em 20 de setembro, 2023, de https://www.scielo.br/j/es/a/jpbGbNLJfVHBppfvQmVfH9R/?format=pdf&lang=pt

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Lopes, F., Kistemann Junior, M. A., & Júlio Baganha, R. (2023). Reflexões sobre os pressupostos teóricos na Formação do Professor de matemática que atua com Educação Financeira. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 6(4), 141–160. https://doi.org/10.30612/tangram.v6i4.17685

Edição

Seção

Artigos