O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11291

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Experiências. Ensino de Matemática.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar e refletir sobre as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, Campus VII –Senhor do Bonfim. O mesmo foi realizado durante o primeiro semestre de 2019 e buscou inserir o licenciando no espaço da docência em Matemática, em turmas do Ensino Médio, para que se vivenciassem situações que futuramente poderão ser encontradas no espaço de trabalho. Para isso foram realizadas as seguintes atividades: i) aproximação à realidade escolar por meio de leitura do Projeto Político Pedagógico, observação do espaço escolar e construção de projeto de intervenção; ii) docência em turma do Ensino Médio e iii) proposição de oficina. Vale salientar que o movimento de imersão na escola promoveu o desenvolvimento de conhecimentos necessários para o exercício da docência e contribuiu com o processo de constituição da identidade docente.

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Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos ? PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar)

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Santos, G. L., & Silva, A. J. N. da. (2020). O Estágio Curricular Supervisionado e a formação do professor de Matemática: experiências em uma turma do Ensino Médio. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 162–177. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11291

Edição

Seção

Experiências pedagógicas