Saberes docentes em ação em um Clube de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v9i1.19335Palabras clave:
Saberes docentes, Clube de Matemática, Formação inicial de professoresResumen
A presente pesquisa teve como objetivo, investigar quais saberes docentes são apropriados, desenvolvidos ou mobilizados por estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) quando participaram das ações promovidas pelo Clube de Matemática da UFOPA. A pesquisa tem caráter qualitativo, caracterizada por uma observação participante, por meio da qual nos propomos a acompanhar quatro estudantes da LIMF, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na realização das atividades deste clube. As informações levantadas pela observação participante, por diários reflexivos e por entrevistas semiestruturadas foram analisadas teoricamente tomando como base quatro tipos de saberes docentes: os profissionais, os curriculares, os disciplinares e os experienciais. A pesquisa pôde inferir que existem fortes indícios de que a apropriação desses saberes, bem como os fatores que contribuíram para tal, estão diretamente ligados à participação efetiva das bolsistas nas atividades e ações vivenciadas por elas nesse clube.
Descargas
Citas
Moraes, R. & Galiazzi, M. C. (2016). Análise Textual Discursiva (3a ed.). Ijuí: Editora Unijuí.
Rodrigues, A. E. A. (2013). Sistemas de numeração: evolução histórica, fundamentos e sugestões para o ensino. (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, Pará, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Rodrigues, A. E. A., Carvalho, H. C. & Carneiro Diniz, H. A. (2016). Clube de Matemática como espaço deformação docente. Educação Matemática em Revista, 21(49b), 90-97. Recuperado de https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/620
Tardif, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional (14a ed.). Petrópolis: Editora Vozes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 TANGRAM - Revista de Educação Matemática

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

