Educação Financeira sob a perspectiva de Paulo Freire: análise de diálogos com licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18206Palabras clave:
Educação Matemática, Licenciatura em Matemática, Pressupostos Freireanos, Educação Financeira numa Perspectiva CríticaResumen
Neste texto objetivamos relacionar aspectos da Educação Financeira, estabelecidos por licenciandos em Matemática durante o desenvolvimento de uma atividade didática, com ênfase nos Temas Geradores dos pressupostos freireanos. Como referenciais teóricos consideramos as ideias de Paulo Freire e perspectivas de Educação Financeira com potencial crítico, dialógico e problematizador, além de seu potencial de discussão na formação de professores. Apoiados na abordagem qualitativa de pesquisa, desenvolvemos uma atividade didática com 11 licenciandos em Matemática. A análise dos dados nos possibilitou observar quatro temas, quais sejam: o contexto e a realidade dos envolvidos nas práticas de Educação Financeira; Educação Financeira e o potencial interdisciplinar; a criticidade na Educação Financeira; Educação Financeira e questões sociais. Indicamos que o trabalho da Educação Financeira inspirada nos Temas Geradores pode desenvolver a criticidade, questões sociais, o trabalho com projetos e diálogos interdisciplinares, por meio da interação de diversas áreas do conhecimento.
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