O constituir-se pesquisador(a) em um curso de Matemática-Licenciatura: perspectivas de dois recém formados sobre a Iniciação Científica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17029Palabras clave:
Educação Matemática, Memoriais de Formação, Formação InicialResumen
La investigación se ha convertido en un elemento importante para (re)pensar la práctica docente, como una producción creativa de conocimiento. Una de las formas de realizar o fomentar la investigación en los cursos de pregrado es a través de la Iniciación Científica. En este artículo, pretendemos presentar cómo dos egresados se convirtieron en investigadores de la carrera de Matemáticas en una universidad pública federal. Para eso, analizamos extractos de los memoriales de formación que ambos escribieron al final de la graduación. Como resultado, se observó que los universitarios buscaron la investigación por diferentes motivos: uno por influencia familiar y otro por cuestiones económicas; ya en Iniciación Científica nos dimos cuenta que la visión investigativa estaba cambiando con la escritura y la participación en eventos, ya no estaba dirigida solo al currículo Lattes.
Descargas
Citas
Bicudo, M. A. V. (1999). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo, SP: Ed. UNESP, 313 p.
Brasil (2019). Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF.
Chené, A. (2010) A narrativa de formação e a formação de formadores. In: Nóvoa, A.; Finger, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus. pp.129-142.
Costa, W. L., & Zompero, A. de F. (2017). A Iniciação Científica no Brasil e sua propagação no Ensino Médio. Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 8(1), pp. 14–25.
Cury, H. (2009). Trabalho de Conclusão de Curso: atividade que qualifica para a formação de professores de Matemática. Unión - Revista Iberoamericana de Educação Matemática, 5 (17).
Demo, P. (1994). Crise dos paradigmas na educação superior. Educação Brasileira, Brasília, v. 16, n. 32, pp. 15-48.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura).
Louzada, R. C. R., & Silva Filho, J. F. da .. (2008). Tornar-se pesquisador: a escolha profissional como um processo. Psicologia Em Estudo, 13(4), pp. 753–760.
Nacarato, A. M., & Passeggi, M. D. C. (2013). Narrativas autobiográficas produzidas por futuras professoras: representações sobre a matemática escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, 18(03), 285-299.
Neves, S. N., & Costa, W. N. G. (2014). A constituição do professor pesquisador na licenciatura em Matemática. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 8(1).
Paiva, V. L. M. O. (2008). A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista brasileira de linguística aplicada, v. 8, pp. 261-266.
Prado, G. D. V. T., & Soligo, R. (2007). Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, pp. 45-59.
Rosa, F. M. C. da (2013). Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: Análises de Memoriais de Formação. 283f. Dissertação (Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro/ SP pesquisa narrativa: uma introdução.
Rôças, G., & Bomfim, A. M. do .. (2018). Do embate à construção do conhecimento: a importância do debate científico. Ciência & Educação (Bauru), 24(Ciênc. educ. (Bauru), 2018 24(1)), 3–7.
Santos, R. G. C. dos (2021). Narrativas sobre o percurso formativo de autistas licenciandos em matemática. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Severino, A. J. (1996). Pesquisa, pós-graduação e universidade. Revista da Faculdade Salesiana, Lorena, v. 24, n. 34, pp. 60-68.
Souza, E. C. (2006). A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista educação em questão, 25(11), 22-39.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.