Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13702Palabras clave:
Educação do campo, Jogos, ProbabilidadeResumen
A partir de recortes do trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, habilitação em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, de Santos (2020), intitulado Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática, este artigo tem como objetivo trazer elementos do Jogo Buss (Jogo do Milho), apresentando seu desenvolvimento em sala de aula. Quanto ao aporte teórico, tivemos o apoio de Grando (2004). Para compreender as intervenções dentro da sala de aula, trazemos as concepções de Kishimoto (1996). Na compreensão da historicidade do tema do jogo, Caldart (2000) nos ajudou a refletir sobre a relação dos contextos sociais do campo e a utilizar o jogo como um instrumento pedagógico para estudantes do campo. Ao final, foi possível observar que os estudantes estabeleceram relações do jogo com o tema de probabilidade e resgataram lembranças de seus familiares.
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