O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas:

um estudo com a mediação do software geogebra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.11435

Palabras clave:

Sociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, na construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Fundamentamos esta pesquisa na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma Oficina Pedagógica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Com base nas análises dos dados coletados ao longo da pesquisa, percebemos que a aprendizagem das funções quadráticas, com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória, principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.

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Biografía del autor/a

Wendel Melo Andrade, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará – SEDUC-CE

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará –UFC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC)

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (PPGE/UFC)

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Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Andrade, W. M., Brandão, J. C., & Santos, M. J. C. dos. (2022). O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas: : um estudo com a mediação do software geogebra. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(1), 60–86. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.11435

Número

Sección

Artículos