O sociointeracionismo de Vygotsky na aprendizagem das funções quadráticas:
um estudo com a mediação do software geogebra
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.11435Palabras clave:
Sociointeracionismo. Funções quadráticas. Software geogebra.Resumen
Este trabalho tem o objetivo de analisar as contribuições do uso do software geogebra, como instrumento pedagógico inserido num processo de aprendizagem com a mediação, na construção dos conceitos relacionados ao conteúdo de funções quadráticas. Fundamentamos esta pesquisa na teoria sociointeracionista de Vygotsky, e nas suas concepções sobre mediação, internalização, zona de desenvolvimento proximal e formação de conceitos. A metodologia deste trabalho conta com método qualitativo de pesquisa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante, uma vez que foi realizada uma Oficina Pedagógica com fins de analisar a utilização do software geogebra como instrumento de mediação na aprendizagem das funções quadráticas. Com base nas análises dos dados coletados ao longo da pesquisa, percebemos que a aprendizagem das funções quadráticas, com a mediação do software geogebra e do professor, se apresentou satisfatória, principalmente no que se refere ao estudo das suas representações gráficas.Descargas
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