El enfoque de los juegos educativos en los libros de texto de matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i2.10814Palabras clave:
Juegos educativos. Enseñanza fundamental. Plan nacional de libros de texto.Resumen
Este artículo presenta una investigación sobre cómo los libros de texto de Matemáticas, de Elementary School II, aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD) 2017, presentan y prescriben el uso de juegos didácticos. Metodológicamente, la investigación es de naturaleza cualitativa, donde se analizaron los contenidos de cinco de las once colecciones de PNLD considerando las siguientes categorías: juegos de aplicación, curiosidades, material didáctico y situación problemática. Para este trabajo, seleccionamos los Juegos de Aplicación y Curiosidad, clasificados en juegos de estrategia, conocimiento, preinstrucción, coinstrucción y postinstrucción. En el material evaluado, los juegos de aplicación prevalecieron, la mayoría de las veces, al final de la sección del libro de texto como una forma de profundizar el contenido en estudio.Descargas
Citas
Bardin, L. (2011) Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Brasil. (2017) Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p.7 – 19 jul. 2017.
Barroso, J. M. (2006) Projeto Araribá; v.6. 1ª ed. São Paulo: Editora Moderna.
Campos, M. F. T. S. (2009) Jogos e Materiais Concretos em Livros Didáticos de Matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte.
Dante, L. R. (2016) Projeto Teláris: Matemática; v.8. 2º ed. São Paulo: Editora Ática.
Elorza, N. S. L. (2013) O uso de jogos no ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 343 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
Grando, R. C. (2000) O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 224 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000.
Grando, R. C. (1995) O Jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo EnsinoAprendizagem da Matemática. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.
Mazzieiro, A. S; Machado, P. A. F. (2015) Descobrindo e aplicando a matemática; v.6. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora Dimensão.
Onaga, D. S.; Mori, I. (2015) Ideias e desafios; v.6. 18ª ed. São Paulo: Editora Saraiva.
Souza, J.; Pataro, P. M. (2015) Vontade de Saber; v. 6. 3ª ed. São Paulo: Editora FTD.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.