Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342

Palabras clave:

Jogos Matemáticos. Ludicidade. Ensino de Matemática.

Resumen

O artigo apresenta o relato da aplicação do jogo Batalha Naval Matemática como elemento lúdico para o ensino de Matemática. A atividade foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II visando discutir o tema “equações de 1º grau”. O jogo segue a mesma lógica do tradicional “Batalha Naval” em termos de objetivo e jogabilidade: localizar os navios adversários através de “tiros” dados verbalmente em uma matriz de linhas e colunas. Porém, a cada rodada, os alunos podem realizar uma “salva de tiros”, que permite ao jogador efetuar mais de um tiro na mesma rodada. Esse ataque é concedido à equipe que for capaz de resolver um problema matemático, previamente, sorteado de uma lista. Os alunos envolveram-se no projeto e manifestaram, ao final, sua satisfação por terem momentos de aprendizado matemático que fogem à forma tradicional de ensino dessa ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Tavares Gonçalves, Faculdade Promove de Sete Lagoas

Possui mestrado profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei, campus Alto Paraopeba. (2017), pós-graduação em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015), licenciatura em Matemática pela Fundação Estadual de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (2011) e bacharelado em Administração pelo Centro Universitário de Sete Lagoas, Minas Gerais (2009). Atua como Agente de Fiscalização do quadro efetivo municipal de Sete Lagoas e como Professor dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior, lecionando Matemática e matérias afins.

Wálmisson Régis de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (CAPES - PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática) (2016). - Pós Graduado em Gestão Educacional pelo SENAC - MG (2011). - Pós-Graduado em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei (2010) - Graduado em Matemática (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2007). - Graduado em Odontologia pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina - FAFEOD, atual UFVJM (2001) - Trabalhou como Odontólogo de 2001 a 2008, com ênfase em cirurgia oral menor. - Trabalhou como Professor de Física e Matemática na Educação Básica e Pré-Vestibulares de 1999 a 2017, nas cidades de Diamantina, Curvelo, Viçosa e Sete Lagoas. - Trabalhou como Gestor Educacional no Colégio Anglo de Sete Lagoas (2009 a 2012). - Trabalhou como Professor de Cálculo I, Cálculo II e Geometria Analítica e Álgebra Linear (GAAL) pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM - de 2012 a 2017. - Professor efetivo EBTT da área de Matemática do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista) desde abril de 2017. - Coordenador da Licenciatura em Matemática do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista) desde dezembro de 2017.

José Fernandes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Pós-Doutoramento, em curso, pela PUC/SP no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Doutor em Educação Matemática pela UNIAN/SP, na Linha de Pesquisa Formação de professores que ensinam Matemática - Realizou estágio doutoral na Facultad de Formación del Profesorado del Departamento de Didáctica de las Ciencias Experimentales y la Matemática da Universidad de Barcelona - UB - Espanha (2014/2015) - sendo bolsista CAPES/PDSE. Foi bolsista no Programa de Formação Doutoral Docente - Prodoutoral/Capes. . Possui graduação em Matemática pela - UNIMONTES (2002). Graduação em Pedagogia pela - UNICSUL (2017). Especialização em Ensino Superior pela - UCAM (2003). Mestrado em Educação pela - UNINCOR, (2011). Atuou como docente em escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais de 2000 a 2009. Foi tutor em curso de especialização da Universidade Castelo Branco - UCB e Universidade Cidade de São Paulo UNICID. Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista, onde coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática de 2010 a 2014. Coordenou ações do Projeto Rondon, em 2011 e 2012, nos estados de RN e AP. Foi coordenador adjunto,no IFMG, do Programa de Consolidação das Licenciaturas ? PRODOCENCIA/CAPES - 2011 a 2013. Atuou como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. É Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Professor credenciado no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

Citas

Borin, J. (1996). Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME/USP.

Brasil – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental. (1998). PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

Grando, R. C. (2000). O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Dissertação (Tese de Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas.

Grando, R. C. (2007). Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. Revista de Educação Matemática, v. 10, (p. 45-52).

Guimarães, S. E. R.; Boruchovitch, E. (2004). O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.17, n. 2, Porto Alegre - RS. (p.143-150).

Otto, M. C; Dionizio, F. A. Q.; Brand, C. F. (2019). O papel das crenças e emoções no desenvolvimento da afetividade em relação à matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tangram – Revista de Educação Matemática. v.2, n.2, Dourados – MS. (p. 03–24).

Ribeiro, F. D. (2009). Jogos e modelagem na educação matemática. São Paulo: Saraiva.

Smole, K. S; Diniz, M. I. & Cândido, P. (2007). Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Cadernos do Mathema - Ensino Fundamental. Porto Alegre: Artmed.

Vockell, E. L. (2009). Educational Psychology: A Practical Approach. Calumet. Purdue University - Calumet.

Publicado

2019-12-07

Cómo citar

Gonçalves, A. T., Almeida, W. R. de, & Silva, J. F. da. (2019). Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 106–117. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342

Número

Sección

Experiencias pedagógicas