Um estudo sobre etnomatemática e educação financeira no sistema prisional

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DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.7665

Resumen

Este trabalho trata da Etnomatemática e a Educação Financeira como proposta de ressocialização no Sistema Prisional da Zona da Mata Mineira. . O objetivo desta pesquisa é estudar a Educação Financeira, amparada pela Etnomatemática, como sugestão a ser aplicada aos encarcerados do Sistema Prisional da Zona da Mata Mineira, como parte de uma política de ressocialização. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com perguntas abertas, com o objetivo de realizar uma primeira aproximação com o grupo de sujeitos investigados, sendo um grupo peculiar de homens em reclusão, parcialmente afastados do convívio em sociedade. Os sujeitos da pesquisa tratam-se de 13 reclusos que estão cursando o ensino fundamental II. Para que esses indivíduos retornem à sociedade é relevante um maior investimento na educação e, ao mesmo tempo, um preparo dos mesmos quando do seu regresso ao convívio em comunidade.

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Biografía del autor/a

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Doutora em Educação

Mestre em ensino de ciências e Matemática

Professora do Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

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Publicado

2018-12-11

Cómo citar

Miranda, P. R. de, Lopes, R. J. C., & Kistemann Jr., M. A. (2018). Um estudo sobre etnomatemática e educação financeira no sistema prisional. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(4), 04–22. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.7665

Número

Sección

Dossiê temático: Pesquisas em Educação Financeira e Educação Matemática