Uso de tecnologias nas aulas de matemática: pesquisa com professores da cidade de Dourados (MS)

Autores/as

  • Keli Cristina Conti UFMG
  • Denis Rodrigues Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7352

Resumen

Esse trabalho apresenta uma releitura um trabalho de conclusão de curso (2017), em que realizamos uma pesquisa do tipo levantamento ou survey, com professores de Matemática atuantes em escolas públicas na cidade de Dourados (MS). Fizeram parte da pesquisa 29 professores, participando por meio de questionários impressos e eletrônicos. Objetivando saber se os professores de Matemática da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, utilizavam tecnologias em suas aulas, buscou-se neste trabalho, responder a seguinte questão: Os professores de Matemática da cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, utilizam tecnologias em suas aulas? Através dos resultados encontrados pudemos concluir que tais professores utilizam pouco as tecnologias nas aulas de Matemática, frente à grande frequência de utilização fora dela e devido a fatores diversos, tem sido desafiante para a maioria desses professores aumentar essa frequência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Keli Cristina Conti, UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE).

Citas

BITTAR, M. A escolha do software educacional e a proposta didática do professor: estudo de alguns exemplos em Matemática. In: BELINE, W.; COSTA, N. M. L. Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Editora da FECILCAM. Campo Mourão. 2010. 272 p.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte. Autentica 2014.

CARNEIRO, R. F. Da licenciatura ao início da docência: vivências de professores de matemática na utilização das tecnologias da informação e comunicação. Dissertação (Mestrado) -- Universidade Federal de São Carlos: UFSCar, 2008. 171 f.

CARNEIRO, R. F., PASSOS, C. L. B. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática: Limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação, v.8, n. 2, p. 101-119, 2014. Disponível em http://dx.doi.org/10.14244/19827199729.

FILHO, J. A. C., MAIA, D. L., CASTRO, J. B., BARRETO, A. L. O., FREIRE, R. S. Das Tabuletas aos Tablets: tecnologias e aprendizagem da Matemática. In: FILHO, J. A. C., BARRETO, M. C., BARGUIL, P. M., MAIA, D. L., PINHEIRO, J. L. Matemática, Cultura e Tecnologia: perspectivas internacionais. Curitiba. CRV. 2016.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: Percursos teóricos e metodológicos. 1ª Ed. Campinas – SP, 2006.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. SÍSIFO / Revista de Ciências da Educação. nº3. Mai/Ago. 2007. pp. 41-50.

PAZ, R. O. Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados. 2014. 53 f.

AUTOR, D. R. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2017. 46 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados.

Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Conti, K. C., & Silva, D. R. (2018). Uso de tecnologias nas aulas de matemática: pesquisa com professores da cidade de Dourados (MS). TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(1), 54–75. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i1.7352

Número

Sección

Iniciación Científica