Euclides de Medeiros Guimarães Roxo: o que tratam as Teses e Dissertações em História da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13497Palabras clave:
História da Educação Matemática. Teses e Dissertações. Euclides Roxo.Resumen
Este artigo é resultante de um estudo que teve como fonte de pesquisa as produções de teses e dissertações, defendidas no Brasil no período de 1990 a 2018, que tiveram a Trajetória de professores de matemática brasileiros como objetos de suas investigações. Fazendo um recorte desse estudo, escolhemos um professor dos três que foram analisados para compor o corpus desse texto. Nesse sentido, estabelecemos como objetivo analisar os aspectos tratados nas pesquisas de Mestrado e Doutorado que focalizam a Trajetória do professor Euclides de Medeiros Guimarães Roxo, considerando suas ações docentes e produções acadêmicas. Para tanto foi realizado um levantamento e uma leitura interpretativa dessas produções a fim de operacionalizar uma catalogação desses trabalhos em categorias que possibilitaram uma análise dos conteúdos produzidos e a identificação de abordagens estabelecida para tratar do tema. A análise foi realizada com base nos estudos de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017). Os resultados apontaram que ao tratar da Trajetória de Euclides Roxo, os autores das produções apesar de ter o mesmo objeto em suas investigações abordaram de diferentes aspectos a Trajetória do professor Euclides Roxo.Descargas
Citas
ALVES, Roberta Botignolo. Os Números em sua Representação Decimal: de Euclides Roxo ao Movimento da Matemática Moderna. 2014. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática). Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2014.
DASSIE, Bruno Alves. Euclides Roxo e a Constituição da Educação Matemática no Brasil. 2008. 271 f. Teses (Programa de Pós-Graduação em Educação) Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2008.
DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. Henri Poincaré e Euclides Roxo: Subsídios para a História das Relações entre Filosofia da Matemática e Educação Matemática. 2002. 180 f. Dissertação (Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação Matemática). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2002.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard; FREYMOND, Mathilde de. “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irreversível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX), 2017, p. 55 - 112. In: Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação, 2017, p. 113 - 172. In: Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
SIRINELLI, François. Os intelectuais. In: REMOND, René (org). Por uma nova história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.
SOUZA, Giseli Martins de. Felix Klein e Euclides Roxo: debates sobre o ensino da matemática no começo do século XX. Campinas - SP: Universidade Estadual de Campinas, 2010. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Matemática.
VALENTE, Wagner Rodrigues (coordenador). Os experts e a sistematização da matemática para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990. Projeto de Pesquisa aprovado no FAPESP. UNIFESP - Campus Guarulhos, SP, set. 2018.
WERNECK Arlete Petry Terra. Euclides Roxo e a Reforma Francisco Campos: A Gênese do Primeiro Programa de Ensino de Matemática Brasileiro. 2003. 122 f. Dissertação (Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação Matemática). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.