El uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12264

Palabras clave:

Cálculo mental. Juegos matemáticos. Enseñanza de las matemáticas.

Resumen

El cálculo mental consta de diferentes estrategias que tienen como objetivo la obtención de resultados a través de métodos de resolución más sencillos, con la ayuda del cálculo escrito. Una de las posibilidades para desarrollarlo es el uso de juegos matemáticos, ya que brindan observación, trabajo  individual  y  colectivo.  Eneste  artículo,  buscamos  investigar  cómo  los  estudiantes  de  los últimos  años  de  la  escuela  primaria  utilizan  el  cálculo  mental  cuando  trabajan  con  juegos matemáticos. Para ello, se realizó una encuesta a un grupo de 16 estudiantes de una escuela pública ubicada  en  el  municipio  de  Castelo,Espírito  Santo.  Teóricamente  nos  basamos  en  Parra  (1996), Carvalho  (2011),  Lorenzato  (2012),  Kishimoto  (2017)  entre  otros.  Las  actividades  realizadas permitieron  concluir  que  durante  la  aplicación  de  los  juegos,  los  alumnos  estuvieron  más comprometidos  con  la  realización  de  las  tareas.  Identificamos  el  uso  de  algoritmos  de  suma  y multiplicación como las principales estrategias de cálculo mental.

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Biografía del autor/a

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP e vice líder do grupo Matemática e Educação - Ifes, possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

Pollyana dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e leciona no curso de Licenciatura em Matemática do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Pólo Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores.

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Silva, F. B. da, Gualandi, J. H., & Santos, P. dos. (2020). El uso de juegos matemáticos em el trabajo concálculo mental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 60–84. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12264

Número

Sección

Artículos