A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12237

Palabras clave:

Comunicação. tarefas. Ensino. Aprendizagem.

Resumen

Neste trabalho objetivamos analisar e discutir as ações comunicativas e as tarefas de investigação para o ensino de matemática. Trouxemos como aporte teórico Rodrigues, Menezes e Ponte (2018); Bondie e Zusho (2016); Guerreiro (2014); Menezes et al (2014); Alrø e Skovsmose (2010). Para a metodologia, apresentamos e discutimos três tarefas investigativas: “Cubos com autocolantes”, “Dobras e mais dobras” e “Sequencia pictórica”. Os resultados apontam que as tarefas de investigações explorada por meio da comunicação matemática contribuem para o processo de ensino e de aprendizagem trazendo uma criticidade sobre as tarefas, além de contribuir para as exposições de ideias e defesas dos pontos de vista dos educandos.

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Biografía del autor/a

Benedito Edson Cardoso Machado, Universidade Federal do Pará

Discente da Universidade Federal do Pará, campus Breves

Alan Gonçalves Lacerda, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciencias e matemática e professor da Universidade Federal do Pará da Faculdade de Matemática, Canpus universitario Marajo Breves.

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Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Machado, B. E. C., & Lacerda, A. G. (2021). A Comunicação Matemática Por Meio Das Tarefas De Investigação: Caminhos Alternativos Para O Ensino E Aprendizagem De Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(4), 163–181. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i4.12237

Número

Sección

Iniciación Científica