Reflexões neurocognitivas no desenvolvimento das noções de sólidos geométricos no 7º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12065Palabras clave:
Aprendizagem Matemática. Memória de Longo Prazo. Recursos Didáticos Manipuláveis.Resumen
Este trabalho objetivou desenvolver significados dos conteúdos matemáticos por meio do treino da capacidade de armazenar informações na memória de longo prazo (MLP). Ele enfatizou uma abordagem metodológica usando de recursos didáticos manipuláveis (RDM) no ensino das noções de sólidos geométricos e seus elementos formadores. Essa prática constatou a eficiência do aprendizado, possibilitando aos alunos registrarem o conhecimento do conteúdo da aula em sua MLP, resultado comprovado nas aulas posteriores, pois quando o recurso utilizado era mencionado, automaticamente, o conteúdo sólidos geométricos surgia como temática das discussões. Neste trabalho fez-se uso da pesquisa documental e de campo, embasou-se, também, em pesquisas da área da neurociência cognitiva, como: Kandel et al. (1991), Gazzaniga et al. (2006), Oliveira (2014) e Vieira et al. (2016). Concluiu-se que o uso de RDM no processo de ensino e aprendizagem acionam maiores potenciais de ação e, consequentemente, um melhor aprendizado do conteúdo matemático trabalhado.
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